Fruto de convênio entre os órgãos, o projeto tem o objetivo de promover a inserção de jovens negros no mercado de trabalho, a partir da qualificação profissional em áreas relacionadas a tecnologias da comunicação, inclusão digital, mídias sociais e empreendedorismo
Resultado de convênio entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Semidh-DF), a Caravana da Juventude Negra está sendo implementada no DF desde o fim de junho, com atividades que vão até setembro. Ao todo, 12 cidades serão contempladas.
O objetivo principal do projeto é promover a inserção de jovens negros no mercado de trabalho, a partir da qualificação profissional em áreas relacionadas a tecnologias da comunicação, inclusão digital, mídias sociais e empreendedorismo.
Pioneira em todo o país, a Caravana responde à implementação do Programa Juventude Viva no DF e leva em conta estatísticas que expõem a desigualdade racial como fator de vulnerabilização da juventude negra.
Historicamente excluídos pelo preconceito gerador da discriminação, jovens negros são frequentemente associados a atos ilícitos, produzindo um olhar social de criminalização de suas próprias identidades e manifestações culturais, religiosas, estéticas, o que compromete a autoestima e o futuro de nossas crianças, adolescentes, enfim, de nossos jovens.
Ao mesmo tempo, as barreiras de acesso da população jovem negra a bens e serviços públicos impedem ou restringem que este segmento possa se beneficiar das políticas institucionais de educação e formação profissional, reduzindo sua possibilidade de ingresso no mercado de trabalho formal, assim como sua capacidade de empreender, individual ou coletivamente.
Visando contribuir para a mudança desta realidade, a Caravana da Juventude Negra vai propiciar qualificação profissional, fortalecer o desempenho educacional, elevar a autoestima e descobrir e revelar talentos, oferecendo aos nossos jovens oportunidades de um futuro mais promissor. Com isso, o governo de Brasília e o governo federal reafirmam o compromisso com a efetivação de políticas afirmativas, essenciais ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial.
As cidades e datas contempladas pelo projeto são:
-Santa Maria: 29/06 a 04/07
-Gama: 06/07 a 11/07
-Recanto das Emas: 13/07 a 18/07
-Samambaia: 20/07 a 25/07
-Paranoá: 27/07 a 01/08
-São Sebastião: 03/08 a 08/08
-Varjão: 10/08 a 15/08
-Planaltina: 17/08 a 22/08
-Estrutural: 24/08 a 29/08
-Itapoã: 31/08 a 05/09
-Ceilândia: 07/09 a 12/09
-Riacho Fundo II: 14/09 a 19/09
Fonte: Semidh-DF