Amanhã! Ato da Campanha Linha de Frente no Pico do Santa Marta, no Rio

linha de vfrentePor Justiça Global

Onze pessoas que colocam suas vidas em risco e são criminalizadas por defender direitos fundamentais. Essa é a seleção da campanha Linha de Frente: Defensores de Direitos Humanos, que será lançada no Rio de Janeiro na próxima quinta-feira, dia 26, às 17 horas, no campinho do Pico do Santa Marta. O objetivo das organizações Justiça Global, Terra de Direitos e Front Line Defenders, que promovem a iniciativa, é sensibilizar a opinião pública a respeito das sistemáticas violações de direitos no país do futebol.

Indianara Siqueira e Vitor Lira são dois dos defensores cujas trajetórias de militância são relatadas na campanha. Indianara Siqueira é presidente do grupo Transrevolução, representante da Região Sudeste na RedTrans Brasil que é filiada a RedLac Trans da América Latina e Caribe, prostituta e assessora parlamentar do deputado federal Jean Wyllys. Referência para diferentes coletivos LGBTT e transfeministas,trava uma batalha com a justiça por protestar com os seios desnudos para que o Brasil reconheça e respeite os direitos das pessoas trans, denunciando que homens e mulheres não são iguais perante a lei, uma vez que as mulheres são mais criminalizadas. Por conta desse ativismo, Indianara já foi ameaçada inúmeras vezes e sofreu tentativas de assassinato.

Vitor Lira é morador do pico do Santa Marta, histórica favela do bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Essa área possui uma das vistas mais bonitas da cidade e sofre desde 2006 a tentativa de remoção por parte do governo do Estado. Além disso, após a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora, em 2008, se intensificou a militarização e o controle do cotidiano das famílias, sem que houvesse mudança na qualidade dos serviços públicos oferecidos para a população, como prometido. Um grupo liderado por Vitor na Comissão de Moradores do Pico do Santa Marta se organizou para questionar as reais intenções do governo em removê-los da área. Desde 2011, uma série de atividades vem sendo realizadas contra a remoção de 150 famílias e pela urbanização do local, como caminhadas ecológicas, debates e oficinas. Vitor tem sofrido retaliações por parte do Estado, como intimidações constantes e insegurança.

Contando com a participação de Indianara Siqueira e Vitor Lira, o ato de lançamento da campanha no Rio de Janeiro terá como temas centrais o direito ao próprio corpo e o direito à moradia.

A atividade contará com bate-papo com defensoras e defensores de direitos humanos, exibição de vídeos e fotos sobre suas lutas e programação cultural. Apresentações musicais confirmadas: Influência Positiva, Rapper Fiell e APAFUNK.

QUEM SÃO OS 11 DEFENSORES E DEFENSORAS:

A campanha aborda onze casos de defensores e defensoras de direitos humanos, recuperando a luta política que perpassa as suas vidas e de suas comunidades. Originários de diversas partes do território nacional, eles têm trajetórias de enfrentamento em diferentes temas. As recentes violações em nome da realização de megaeventos no país são relatadas e vivenciadas por Vitor Lira, do Rio de Janeiro. A mãe de maio Débora Silva, de São Paulo, relembra a força e a luta das vítimas de violência policial nas periferias urbanas das cidades brasileiras. As dificuldades e enfrentamentos da luta LGBT são trazidas à tona por Indianara Siqueira, do Rio de Janeiro, e Márcio Marins, do Paraná.

Já a militância do povo Tupinambá pelo reconhecimento de sua identidade indígena e de seu território é narrada a partir da história do Cacique Babau, da Bahia. A resistência quilombola na luta pelo respeito ao território e à herança africana são representadas por Rosivaldo Correia, do Pará, e Rosemeire Santos Silva, da Bahia. Do Mato Grosso do Sul vem a luta Guarani-Kaoiwá pela demarcação de seus territórios, representada na figura do Cacique Ládio Veron. A vulneração dos modos de vida tradicionais de pescadores e ribeirinhos ecoam nas histórias de João do Cumbe, do Ceará. Já os conflitos agrários e as violações de direitos sistematicamente vivenciados no campo são contados através dos relatos de Laísa Santos Sampaio e Osvalinda Pereira, do Pará.

Mais informações:

Ato da Campanha Linha de Frente no Pico do Santa Marta
Com roda de funk da Apafunk, Repper Fiell, Gas pa, Influência Positiva (SP) entre outros.

Quando: Quinta, dia 26 de junho, às 17h.

Onde: Campinho do Pico do Santa Marta

Como chegar:

Subindo por Laranjeiras: entrar na rua General Glicério e seguir em direção a Rua Oswaldo Seabra até a atual base policial do morro, antiga creche do Pico do Santa Marta.

Subindo por Botafogo: ir à praça Corumbá (R. São Clemente, 312) e subir a pé pelas escadarias da favela ou pegar o plano inclinado até a quinta estação.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.