Mais uma criança indígena morre com suspeita de H1N1 em Vilhena, RO

Com medo do vírus H1N1, algumas pessoas usaram máscas para ir ao posto de saúde em Vilhena RO (Foto: Jonatas Boni/G1)
Com medo do vírus H1N1, algumas pessoas usaram máscas para ir ao posto de saúde em Vilhena RO (Foto: Jonatas Boni/G1)

Segundo Secretaria de Saúde, vítima era do município de Comodoro, MT. Moradores foram aos postos de saúde procurando pela vacina.

Por Jonatas Boni, G1 RO

A coordenação de epidemiologia do município de Vilhena (RO) registrou nesta quinta-feira (12) a morte de mais uma criança indígena com suspeita de contaminação da influenza H1N1. E por conta dos casos suspeitos registrados no município, centenas de pessoas estão procurando os postos de vacinação para serem imunizadas.

De acordo com o coordenador da atenção básica do município, a criança, internada há cerca de uma semana no Hospital Regional, estava dentro dos 34 casos notificados com suspeita da gripe que aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde de Rondônia (Lacen). A vítima era do município de Comodoro (MT), foi internada em Vilhena e transferida para Porto Velho, na terça-feira (10). No entanto, houve um agravo no quadro de saúde e morreu. A idade da paciente não foi informada.

Apesar das mortes e do aumento de casos suspeitos, a Agência Estadual em Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) descartou um surto de H1N1 no município. Uma equipe do órgãos foi ao município para acompanhar os casos suspeitos. “Nós, em momento algum, havíamos liberado a vacina para todos, fora do grupo de risco. Mas, como as pessoas lotaram os postos, acabamos liberando o restante do estoque da vacina que sobrou do grupo de risco”, afirma Cremasco. Segundo a epidemiologia, após aplicarem as 1.500 doses que sobraram a cidade não terá mais vacina.

Nesta quinta-feira, uma fila se formou em frente da Policlínica João Luiz, no centro de Vilhena. De acordo com a dona de casa Maria Aparecida, as pessoas estavam desesperadas para se vacinar. “Deu confusão na fila. Na minha opinião, já que liberaram a vacina, era necessário priorizar a imunização das crianças, pois vi muitas pessoas que têm condições de comprar a vacina na farmácia”, explica. Na quarta-feira (12), a Polícia Militar foi acionada devido à quantidade de pessoas aglomeradas na unidade de saúde. Com medo, algumas pessoas foram ao local usando máscara.

Devido a quantidade de casos da influenza H1N1 em suspeita no município, o Serviço Social da Indústria de Rondônia (Sesi) e a Associação Comercial de Vilhena (Aciv) criaram uma campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com as entidades, as serão elaboradas conforme solicitação de serviço das empresas interessadas em vacinar os funcionários.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.