Ninawa Huni Kui no MPF AC: Lutar não é crime! Queremos o Pastor Raimundo Costa fora do DSEI/ARPU

Ninawa Huni Kui no MPF AC: "Unir para Lutar e Unificar para Vencer"
Ninawa Huni Kui no MPF AC: “Unir para Lutar e Unificar para Vencer”

Por Ana Patrícia Ferreira

As comunidades indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia estão há uma semana na cidade de Rio Branco, numa mobilização cujo objetivo é defender a garantia do direito a uma saúde de qualidade. Isso compreende medicações receitadas por médicos, agilidade nos procedimentos, condições de trabalho para as equipes multidisciplinares dos Polos Bases e transparência quanto ao uso dos recursos públicos.

Em reunião no Ministério Público Federal no Acre, no dia 20, quinta-feira, Ninawa Huni Kui afirmou que as características atuais da saúde indígena na região estão longe de tudo isso, marcadas pela “falta de compromisso do Pastor Raimundo Costa, pela promessas mentirosas do Pastor Raimundo Costa, pela ditadura do pastor Raimundo Costa. Isso faz com que as comunidades de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI/ARPU solicitem a saída do Pastor Costa da Saúde Indígena”.

Ninawa Huni Kui  fez questão de reafirmar que as razões que trouxeram as lideranças de suas aldeias “não têm nada a ver com (1) influência de terceiros; (2) candidatos políticos; (3) interesse por cargos; ou (4) questões pessoais. Lutar não é Crime!”. E fechou com um lema: “Unir para Lutar e Unificar para Vencer”.

Vale esclarecer que os povos indígenas Apurina, Jamamadi, Machineri, Huni Kui, Kaxaxari e Jaminawa continuam ocupando o DSEI em Rio Branco e estão decididos a só saírem quando o coordenador for demitido do cargo.

Comments (1)

  1. isso ai ninawa. e gostei do detalhe da câmera a tira colo. agora nem precisa mais do sebastião salgado. vc mesmo documenta a difícil situação dos povos indígenas da amazonia
    parabéns abç

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.