“Aty Guasu informa que diante de continuidade de ação genocida e extinção da comunidade Guarani e Kaiowá, INJUSTIÇA, a partir de hoje, 09/02/2013, a fim de proteger a vidas da comunidade de APYKA’I, apoiar a resistência Guarani Kaiowá, dezena de integrantes do povo Guarani e Kaiowá do MS em movimento começaram a chegar ao tekoha APYKA’I-DOURADOS-MS.
Assim, inicia os rituais religiosos de proteção no tekoha Apyka’i. Esses rituais religiosos de proteção será por tempo indeterminado. Visto que os membros do povo indígena está massacrado, morrendo, está sendo assassinado dia a dia. O governo e a justiça está agindo contra a existência do povo Guarani e Kaiowa. Para sobreviver o povo vai lutar e resistir no tekoha Apyka’i, é uma decisão definitiva do povo Guaranie Kaiowá.
Aty Guasu comunica a todas sociedades nacionais e internacionais que os membros do povo Guarani Kaiowá resistiram, resistem e resistirão à ação de despejo até a morte, frente à ação de extinção em curso, o povo determina os rituais de proteção, convocando todos os povos indígenas e apoiadores da causa. O povo Guarani e Kaiowá não tem alternativa, por isso as lideranças do povo Guarani e Kaiowá se articulam e começam a planejar a resistência dos povos indígenas no tekoha Apyka’i-Dourados-MS”.
Aty Guasu apoia a resistência da comunidade do tekoha APYKA’I.