“Racismo? O que eu tenho a ver com isso?”

'Fui convocada e como tal aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?". Fernanda Lima em entrevista a Mônica Bergamo, na Folha de ontem, 29/11/2013.
‘Fui convocada e como tal aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?”. Fernanda Lima em entrevista a Mônica Bergamo, na Folha. Foto: Bruno Poletti

Por José Renato Baptista

Só porque eu sou branquinho? Eu pago as minhas contas e meus impostos. O que eu tenho que ver com o racismo? Aliás, onde vocês estão vendo racismo? As pessoas falam estas coisas porque podem ficar anônimas.

Não, eu não estou anônimo. Meu nome é José Renato Baptista. Sou antropólogo e professor universitário.

Então, eu posso confortavelmente falar sobre este assunto. Eu levanto bandeiras. Várias. Contra as injustiças, contra a desigualdade, contra o preconceito. Eu não acho que as coisas não tem a ver comigo. Eu me comprometo com elas. Não tenho uma “imagem pública”, mas uso o espaço público: leciono, dou palestras e conferências, exponho as minhas ideias. Não crio polêmicas porque posso me defender com o anonimato. Polemizo pelas coisas que acredito, porque quero construir uma sociedade e um mundo mais justo.

Então, respondendo à fala da “atriz”/apresentadora Fernanda Lima, eu digo que sim, você tem tudo a ver com isso. Você que não se questiona, que não se pergunta, que acha que não é com você, você tem tudo a ver com isso. E sim, porque você é branquinha. Porque você ocupa um lugar histórico de opressão neste país há mais de 500 anos. Porque você tem privilégios concedidos pela sua condição de cor há séculos. Ignorar isto é fingir que o mundo é cor de rosa e as relações são fraternas, quando o conflito existe e ameaça e afeta a todos nós, brancos, pretos, quase pretos e brancos pobres que de tão pobres são quase pretos. Ignorar que neste país ser branco, sobretudo nos meios de comunicação, é uma forma de obter privilégios, é como disse uma amiga, virar a cara para o lado, para não ver um elefante no meio de uma kitchenette. 

É fingir que não ocorre em nosso país o extermínio continuado de jovens negros, posto que das vítimas de homicídio no Brasil, em cada dez sete são negras. Fingir que não sabe que negros recebem menores salários e tem menos postos de comando e direção na iniciativa privada. Fingir que não sabe que o tempo escolaridade de negros e pardos é inferior ao dos brancos.

Sim, Fernanda, você pode querer não enxergar isto. E achar que é só mais uma polêmica. É justo reconhecer que você, como disse, trabalha há seis anos com a FIFA e, portanto, não tem nada com isso. Mas sim, Fernanda, você tem tudo a ver com isso e tem a ver com a negação histórica da imagem do país. Um país que estabeleceu em sua história políticas públicas visando “embranquecer” a população. Você pode ignorar isto, sim, mas infelizmente, tomando conhecimento não pode negar e dizer que não tem nada com isso.

Fernanda, você pode se achar uma das pessoas mais gentis e atenciosas do mundo, e talvez no trato pessoal até seja. E sim, talvez seja apenas uma invenção de um jornalista. Mas pega mal Fernanda. Pega mal porque reflete toda uma história de racismo de um país que teima em não se ver como racista. Pega mal porque somos o país onde existe discriminação, mas ninguém se assume como racista ou que discrimina alguém. Pega mal porque você reforça uma imagem e um estereótipo racista, uma visão do país “mestiço”, mas que se enxerga como “branco” (ou “branquinho”, se preferir).

Não acho que você deva recusar um trabalho que você conquistou, como diz, há seis anos atrás. Mas convido você a refletir que, às vezes, pode estar muito mais coisa em jogo do que o fato de você “ser branquinha”. Fica o convite à reflexão.

Comments (12)

  1. Por gentileza, Ana Paula, quando escrever de novo use letras minúsculas (ou caixa baixa). Um texto todo em maiúsculas em lugar de chamar a atenção para ele faz a maioria das pessoas pararem de lê-lo.
    Obrigada.

  2. MANIFESTO

    A VOSSA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DILMA ROUSSELF,

    EM QUESTÃO DE HORAS , O PROBLEMA ESTARIA RESOLVIDO COM O APOIO DO RÁDIO , DA TELEVISÃO , DOS JORNAIS , DAS REVISTAS , DAS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE , DOS PARTIDOS POLÍTICOS , DA IGREJA , DAS SEITAS , DOS CLUBES , NUMA CONVERGÊNCIA REALMENTE NACIONAL , CONTARIAMOS ATÉ COM A SUA EXCELÊNCIA A PRESIDENTE DILMA QUE CORRETAMENTE INFORMADA DE QUE PARA ERRADICAR A RADIOATIVIDADE DISCRIMINATÓRIA E ERRADICAR O ANALFABETISMO ABERRATIVO NO BRASIL , SÓ HÁ MESMO UM PROCESSO EFICAZ : ENSINAR , ENSINAR , ENSINAR CONVERGINDO , MASSIÇAMENTE O ATO DA DEMOCRACIA OU MATAR PARA DEPOIS PERGUNTAR .

    -A LEI CONVERGE PARA QUAL CLASSE SOCIAL ?

    -A DEMOCRACIA ESTÁ ALIADA PARA TODOS ?

    -QUEM SONEGA , MAS TEM DINHEIRO, VAI PARA CADEIA ?

    CASO VERDADE

    SE EU SAIO DE CASA ARMADA , POR EXEMPLO PARA MATAR 2 OU 3 PESSOAS , PEGO NO MÍNIMO 60 ANOS DE CADEIA OU MAIS , HAJA VISTA , QUE SABEMOS DE QUE TAIS CIRCUNSTÂNCIA FALAMOS , E QUE JÁ MANTIVE CONTATO COM TODOS OS ÓRGÃOS COMPETENTES , INCLUSIVE À SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DILMA ROUSSELF.

    E EM CONTRA PARTIDA AS ORGANIZAÇÕES GLOBO DE TELEVISÕES SONEGOU MILHÕES CONTRA SEU PRÓPRIO PAÍS , NEGA SUA NAÇÃO , SUA TERRA , SUA PÁTRIA.

    MUITAS DAS VEZES AS PESSOAS TOMAM A RESPONSABILIDADE PARA SI, PORQUE NÃO TEM O PODER EXECUTIVO , LEGISLATIVO E O JUDICIÁRIO AO SEU LADO .

    -ESSAS PESSOAS ESTÃO REALMENTE ERRADAS ?

    VOCÊ VAI RESPONDER : QUAL O REFERÊNCIA? QUAL A RAZÃO ? QUAIS AS PROVAS ?

    TEMOS QUE ANALISAR , ANALISAR , ANALISAR …

    O DIA DE ANALISAR ACABOU .

    O TEMPO ACABOU .

    O TEMPO DA RACIONALIDADE ACABOU .

    SE EU ASSALTAR UM BANCO E ROUBAR 1 BILHÃO EU VOU OU NÃO PARA A CADEIA ?

    A COMPARAÇÃO É REALMENTE ABSURDA E ESDRÚXULA ?

    AFINAL DE CONTAS , A SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DILMA ROUSSELF É O ÚLTIMO REDUTO FORMAL ONDE CONSEGUIREMOS FINALIZAR A DEMOCRACIA TANTO FALADA ULTIMAMENTE .

    CREIO EU QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA PARECE INTERESSAR-SE PELO DESTINO DO SEU PAÍS , CONVÉM , NO ENTANTO LEMBRAR A TODOS QUE A DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL E A FUNÇÃO DO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA NÃO PODE FICAR CIRCUNSCRITA NEM A UMA QUESTÃO POLÍTICA , NESSE CASO E DAR DIGNIDADE AO POVO , E PARA O PODER SER RECONHECIDO COMO GOVERNO .

    A CENSURA ABERRATIVA É SEMPRE FEITA COMO JÁ SE VIU ,

    PELO PRÓPRIO PROCESSO DE SELEÇÃO DOS INFORMES A SEREM PASSADOS AO GRANDE PÚBLICO.

    NÃO HAVENDO SAÍDA PARA ESSA SITUAÇÃO , NÃO SE VAI DEFENDER UMA CENSURA ABERRATIVA OFICIAL FEITA PELO MEIO DE COMUNICAÇÃO , MAS SIM UMA CONSCIENTIZAÇÃO EM NOME DA TEMÁTICA DEMOCRACIA .

    PENSE NISSO AO LONGO DO DIA :

    NÃO VALE TAMBÉM A DESCULPA DE QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL APENAS CORRESPONDEM AOS ANSEIOS DE SEU PÚBLICO , QUE SUA ATUAÇÃO RESPONDE ÀS EXPECTATIVAS DETERMINADAS PELA PESQUISA DE OPINIÃO PORQUE NÃO SE VAI DAR AO POVO VENENO OU SE PERMITIR UMA PRÁTICA ANTI-SOCIAL SE ELE POR IGNORÂNCIA OU DOENÇA MOSTRAR SER ESSA A SUA VONTADE.

    NÃO EXISTE O DIREITO E MUITO MENOS O DEVER DE SER PROPAGAR O MAL . ESSA É UMA QUESTÃO ÉTICA EM PAUTA NA ATUALIDADE , QUANDO A TECNOLOGIA PERMITIU A DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO COM UMA RAPIDEZ E UMA EXTENSÃO ANTERIORMENTE INIMAGINÁVEIS.

    QUAL É O CONTEXTO E O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE ?

    MANDO 100 E-MAILS , 60 VOLTAM NA CAIXA DE ENTRADA , O QUE ESTÁ ACONTECENDO ?

    ATENCIOSAMENTE

    EMISSORA : REDE GLOBO

    PROGRAMA : ZORRA TOTAL

    PERSONAGENS : JANETE E VALÉRIA

    EMISSORA : REDE RECORD

    PROGRAMA : WAGNER MONTES ( RJ )

  3. Vamos falar sério. A geração presente não tem nenhuma dívida com a época da senzala. Existe no Brasil, sim, uma dívida social com todas as camadas pobres, independente da cor da pele. O preconceito racial é um problema universal e está adstrito ao caráter de cada um. Não é através de normas impositivas que se vai equacionar a questão, mas por meio de educação na tenra idade familiar e nas escolas.
    Ora, para onde vão os impostos que são arrecadados na sociedade? Deveriam ir principalmente para promover educação pública de alta qualidade capaz de nivelar os cidadãos sem o espectro de sua cor da pele, para que não fosse o negro considerado injustiçado. Ademais, tem que ser cobrado dos governos pela falta de políticas públicas de inserção social de todos os segmentos pobres brasileiros, porque a sociedade já faz a sua obrigação que é pagar impostos.
    Não procede dizer que os brancos bem sucedidos são bafejados pelos privilégios adquiridos. E os negros bem sucedidos são também objeto dos privilégios conquistados? Por exemplo, o ministro do STF, Joaquim Barbosa, é por acaso fruto de algum privilégio desfrutado, ou graças ao seu denodado esforço venceu e se posicionou socialmente? Vamos devagar com o andor porque o santo é de barro. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

  4. Whell…
    Se colocar uma frase, ou uma parte dela, para justificar algo, não é manipular. O quê seria? Amigo, o racismo existe e concordo que por isto deve ser debatido. Como está sendo feito por causa deste texto do Professor. Embora não tenha deixado claro, esclareço; Se lermos as várias repercussões em função do texto “Racismo? O que eu tenho a ver com isso?”, no FB e em blogs, sites como este, o debate mesmo, sobre a questão racial, ficou por trás. Apareceram aqueles que defendem a atriz e aqueles a acusam de racismo. Ridículo! Eu mesmo fui um deles… Minha indignação é contra a falta de verdade sobre usar uma referência (no caso uma declaração infeliz da apresentadora), pra fazer ponte de suas convicções ou opiniões. Não é a VERDADE! A fala dela, colocada da forma como foi pelo professor, foi para justificar seu texto e “espetacularizar”. Concordo que não caberia á ele justificar a posição/opinião dela, a atriz. Mas leia os vários comentários, aqui e em outros na Internet e entenderá. A Internet, “lixeira do mundo” e onde “todos julgam todos”, pode até parecer um lugar onde há imparcialidade, mas assim como a mídia em geral, é muito, muito fácil enganar os incautos…

  5. Marcos Thewall, mostrar que a análise feita pelo prof. José PODE ser tendenciosa seria ótimo, mas insinuar que o autor do texto é um manipulador, insinuar que a frase de Fernanda Lima, solta ou acompanhada, beira a inocência, que o dizeres dela não merecem uma análise mais aprofundada, ai vc perdeu a mão. Se foi bom para interpretar essa busca pelo “ibope”, é capaz de perceber que a moça em foco não deve se ausentar (ou disimular) num debate como este… numa situação como está… Um debate sobre racismo no Brasil ela simplesmente pode ser isenta?! Jamais!!
    Atenta, a questão do negro, da raça no Brasil (e no Mundo), é questão de todos e dar panaceias as críticas feitas a fala da moça, também de modo tendencioso, é alimentar pequenos mosntros, é dar combustível a uma a preconceitos.
    PS.: conheço as reproduções da fala da moça feitas por vc, acho q ela perdeu a oportunidade de se calar se não queria entrar na questão que é política/social/…. Em uma outra análise, a fala dela foi útil para a sociedade debater a questão do negro, da raça. Foi bom para percermos como esse debate é custoso e que sempre queremos devolver tudo para debaixo de tudo…

  6. Vá na fonte!

    “Na verdade, eu venho trabalhando com a Fifa já há alguns anos. E fui chamada para esse trabalho há mais de seis meses. Mas a gente não fala essas coisas, né? Acompanhei esse bochicho todo que saiu na imprensa. Mas eu sou funcionária, uma comunicadora. Fui convocada e como tal aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?” Ela não perguntou “o que tenho a ver com isso” referindo-se ao racismo. Estão forçando uma interpretação, para dar nisto. Para dar “ibope”.

    “Os anônimos agora ganharam voz, qualquer coisa que eles falam botam no vento e os outros vão inventando. O jornalismo perde credibilidade, né? Os jornalistas não estão indo mais na fonte. Eu fiz jornalismo e me lembro dessa aula: vá à fonte, não pegue de uma outra fonte. Isso se perdeu. Todo mundo acredita no tal jornalista, só que ele inventa. E aí?” completou Fernanda Lima
    Ridícula, para não te chamar de tendencioso (será pela causa?) este professor. sua opinião beira também ao de um manipulador. Distorce a notícia em si, como se não nos fosse possível checar e nos informar. Hoje, só é manipulado, quem quer. isto, para vermos que mesmo em mídia “alternativa”, como acredito ser este site, podemos ser pegos por estes “mágicos”. É revoltante. Esta é uma posição editorial do site? Este é um problema na Internet. Não sabemos onde está a verdade. Por isto, sempre que possível, vá à fonte. Ou na fonte.

  7. José Renato Baptista, você foi infeliz no seu comentário…quer um país mais justo, comece a raciocinar como uma pessoa sem preconceito…a FIFA é podre, mas com relação à escolha, acho justa, a Fernanda fala muito melhor do que a Camila, e o Brasil vai estar muito bem representado. Justiça seria colocar só afro descendentes para fazer papel de frente em tudo no Brasil? Somos um país multirracial e como tal, amarelos, brancos, pardos, negros, vermelhos, etc tem o mesmo direito, o direito de ser livre e de não ser criticado com comentários RACISTAS e medíocres!

  8. Maria T. S. Marques. Você perdeu uma grande oportunidade de ficar calada e até tentar convencer que é provida de um pouco de inteligência,até porquê possui na família afrodescendentes,no mínimo de pele clara que alisam os cabelos e passam por “branquinhos”,e só admitem quando querem tirar proveito de algo favorecido a negros (como a cota para negros na faculdade).Leia,se informe,estude e depois tente debater um assunto a qual não vivenciou.

  9. Eu, apoio contundentemente a fala do dr José Renato, antropológo, ante a suposta indiferença histórica ou isenção artística pelo papel á representar dentro desse contexto. na dicção da atriz, Fernanda Lima, ao sustentar irresponsavelmente, que não tinha nada a ver com o racismo no BRASIL, parece-me um filme ou uma reportagem dos 30 50, quando estavam em voga as teorias racialistas da eugenia e do nazismo aberto. pois, bem! muitos oficiais nazistas, usaram essa tese da coação absoluta, em razão de dever hierárquico, no tribunal de NUREMBERG, com o fito de desvencilharem das responsabilidades criminais, o que aliás, não foi acolhida. neste mesmo passo, correlamente, arguir isenção artística ou estranhamento histórico, face a uma das maiores feridas em aberto do país, a escravidão e suas recorrências, o racismo, desigualdades sociais em função da cor da pele, morte da juventude negra pelo estado na forma de agir canhestra e repressiva da polícia e etc….. alegando, em sua defesa que apenas, estaria cumprindo com o seu dever como artista em representar, não importando- se com a temática em apreço. soa-me como alienação ou ignorância pura e simples, mercantilismo artístico e por fim, o racismo, a apartir de um pragmatismo aético no curso da atividade ocupacional. senão vejamos; em nossa comunidade negra, temos alguns casos emblemáticos e paradoxais de artistas afrodescendentes; cooptados pela mídia, que exercem o papel, artisticamente, de capataz de fazenda. dentro dessa abordagem simbólica, citaríamos o “comediante” RODRIGO SANTANA, da GLOBO, no quadro ZORRA TOTAL. onde, este representa contrariamente, e com a maestria abominável dos traidores de sua própria etnia negra, os tipos mais desqualificadores e representações valorativas da alma e da imagem de um povo. dito isto, retorno ao tema e a personagem central, FERNANDA LIMA, a postura assumida por ela ao receber o convite, foi simples e meramente contratual. diga- se de passagem, a mesma motivação dos seus patrões, negócios. a GLOBO, vem a muitos anos, repisando e reforçando no imaginário coletivo a figura do negro, como sendo, sem importância social e histórica, em seus seriados e novela de época, das quais, cabem aos afrodescendentes, os papéis mais humildes na representatividade social, neste mesmo giro, perpetram a violência simbólica, em face face das religiões de matriz aficana, a partir do deboche e da coisificação do sagrado como nossa herança nacional. a dias atrás uma outra comediante ou atriz, fizera uma piada contra a comunidade judaica e no mesmo tempo, ou seja imediatamente, teve que retratar-se com as lideranças sionistas e judaicas do país. porquê do recúo? o peso econômico dos judeus na mídia, inclusive na GLOBO. ao meu sentir a FERNANDA LIMA ou a “atriz” poderia ter acitado a função de apresentadora, sem maiores probleas ante ao papel, quanto a isso, não há nenhum problema. a questão maior é a torpe justificativa, racista e negacionista de uma realidade cruel sobre, a qual os negros vivem no país. deixo, um vocativo ou interpelação,aos atores e atrizes, afrodescendentes, o seguinte: sejam mais conscientes sobre a o papel de nossa etnia na mídia, sejam menos alienados, menos mercenáris e menos coniventes ao linchamento que fazem da imagem do homem e da mulher negra. por último, vejam o caso atriz SHEROM MENEZZES, cumprindo simbolicamente o papel de capataz, apresentando o quadro das mulatas, candidatas a Globeleza! simbolicamente,foi ridícula e alienada, esses negros globais, eles vendem a alma ao satan para aparecerem e fazer “furtinhas”. até porque, o salário dos negros são menores do que aos dos brancos. POR DERRADEIRO, cito em cotejo, o caso da SHEROM MENZZES, que foi mais pernicioso e gravoso do que ao da FERNANDA LIMA, miaticamente. no entanto, a pretensa justificativa, atriz padrão FIFA, revelou a VELADA realidade do BRASIL; o segregacionismo étnico, juntos mas separados! somos um só povo. mas, com verdades históricas e interesses distintos. em tempo, a empresa contratada pela FIFA para selecionar a dupla de apresentadores, é da GLOBO. logo, a FIFA é racista, mas não pode levar a culpa sozinha, existe a sua parceira, a REDE GLOBO!!!

  10. simples assim… Fernanda Lima ou qualquer outra que fosse contratada para um evento não tem que perguntar, porque não contrataram a Camila, a Taís, ou isabel filardis ou outra????, os agentes, empresarios ou sei la quem, negociam valores e datas, se der certo ótimo!!!e deu… agora a FIFA, esta sim deve explicações, se foi questão de contratos ou de estarem mais em evidencia neste momento… talvez se a novela lado a lado estivesse no ar agora, quem sabe….porque toda vez que um branco faz uma coisa que era para um negro fazer, vira polemica?? a só para constar, não sou racista tenho filha, genro e netos negros ou descendentes…..bjs e menos rancor e, mais amor no coração

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.