Aty Guasu: Carta da comunidade do Yvy Katu, Japorã (MS). #IntervençãonoMSjá

basta de genocídio

Nota: para entender a reação de Aty Guasu leia ‘Justiça’ faz a sua parte e joga gasolina no fogo do conflito fundiário de MS. (TP)

Aty Guasu

Nós, 5.000 membros do povo Guarani e Kaiowá originários de tekoha YVY KATU-JAPORÃ-MS, vimos através desta carta apresentar a nossa história e nossa decisão definitiva diante de duas ordem de nossa expulsão/despejo determinada pela Justiça Federal de Navirai-MS.

Nesta carta destacamos a declaração racista, preconceituosa e discriminante do delegado da Polícia Federal e da Justiça Federal de Navirai-MS, no fundamento na sua decisão, essa juíza federal e polícia federal de Navirai, representantes do Estado democrático brasileiro de direito declaram publicamente que o povo Guarani e Kaiowá seria um grupo de quadrilha, criminosos, violento, temido.

Dessas formas racistas a juíza federal de Navirai-MS juntamente com delegado da Polícia Federal Alcidio de MS declarou e discriminou nós povo Guarani e Kaiowá do YVY KATU. Lamentamos muito essa discriminação e estigma oficial assinada e publicada pelos representantes do Estado brasileiro, alimentando a discriminação e ódio pública contra nós povo indígena Guarani e Kaiowá.

A princípio, nós somos povo Guarani e Kaiowá originário dessa terra, estamos lutamos pela nossa terra por direito, somos povo indígena injustiçado, expulso de nossa terra e já massacrado pelos fazendeiros, nós não fomos bandidos e nem somos bandidos, nunca formamos grupo de quadrilha. Somos um povo nativo Guarani que já vivemos nessa terra há milhares de anos.

Respeitamos muito o Estado brasileiro e justiça brasileira, por isso mesmo aguardamos 30 anos de demarcação de nossa terra, sempre respeitamos a justiça e confiamos na justiça do Brasil. Mas hoje entendemos que a justiça federal é racista e estigmatizante, discrimina os povo Guarani e Kaiowá. A própria justiça federal propaga discriminação, racismo e ódio contra o povo indígena.

Recebemos as informações de que nós comunidades Guarani, logo seremos atacado e dizimado/extinguido no tekoha YVY KATU pela própria Justiça Federal de Navirai-MS. Assim, fica evidente para nós, que a própria ação da Justiça Federal gera e aumenta discriminações e as violências contra as nossas vidas, pretendendo dizimar nos povo Guarani e Kaiowá, ignorando os nossos direitos de sobreviver em nossa terra tradicionais e no Brasil. Assim, entendemos claramente que esta decisão da Justiça Federal de Navirai-MS é parte da ação de genocídio/extermínio histórico de povos indígenas do Brasil, isto é, a própria ação da Justiça Federal está autorizando o extermínio e a dizimação do povo Guarani e Kaiowá.

Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem discriminação étnico-racial, sem violência em pedaço de nossas terras antiga, não acreditamos mais na Justiça Brasileira. A quem vamos denunciar as violências e discriminações, racismos praticadas contra nossas vidas?? Para qual Justiça do Brasil?? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando racismos, discriminação e violências contra nós.

Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, a mando da justiça federal não temos e nem teremos esperança de vida mais digna e justa em nossas terras tradicionais no Brasil. Estamos aqui em nossas terras antigas e tradicionais YVY KATU, nós vamos morrer aqui em nossas terras, essa é a nossa decisão. A Justiça Federal de Navirai mandou matar todos nós aqui em YVY KATU, todos (as) tem saber que a própria justiça do Brasil autoriza a extinção do povo Guarani e Kaiowá. Já Moramos no YVY KATU, estamos aqui sem assistência nenhuma, isolada, cercado de pistoleiros e pela polícia federal, resistimos até hoje. As nossas crianças estão passando fome, os idosos (as) estão morrendo sem comida. Tudo isso passamos dia-a-dia para recuperar a nossa YVY KATU.

De fato, sabemos muito bem que no centro do tekoha YVY KATU estão enterrados vários os nossos avôs e avós, bisavôs e bisavós, aqui estão os cemitérios de todos nossos antepassados, aqui estão os sangues de nossos ancestrais, por isso decidimos ser matado pela justiça federal de Navirai e enterrado aqui no YVY KATU. Essa é a nossa decisão. Já que a justiça federal tem vontade de extinguir nós, então matem todos nós Guarani e Kaiowá. Nós queremos ser morto e enterrado junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje no YVY KATU, não vamos sair de nossas terras, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para enterrar nós todos aqui no YVY KATU.

Pedimos, de uma vez por todas, para justiça federal racista de Navirai para decretar a nossa extinção total do Brasil, é para mandar os tratores para enterrar nossos corpos cadáveres Guarani e Kaiowá pelas policiais federais. Esse é nosso pedido à Justiça Federal de Navirai. Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal, Assim, é para extinguir e enterrar nós povo Guarani e Kaiowá. Decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem morto do YVY KATU. Como um povo nativo/indígena histórico, decidimos em ser dizimado coletivamente aqui no YVY KATU. Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.

Atenciosamente,

Tekoha YVY KATU, 22 de novembro de 2013

Carta das comunidades Guarani e Kaiowa do YVY KATU.

Comments (1)

  1. E A GENTE AINDA TINHA TANTO PRA APRENDER COM ELES….

    O povo indígena precisa da sua terra para sua cultura, sua raça, sua etnia sobreviver. A justiça concorda com isso e o povo brasileiro também. Mas a incoerência de nossas leis tão fáceis de ser manipuladas pelos ricos, favorecem gigantes como a Agropecuária JB ( Grupo Bumlai ) e o Grupo Bertin, que contratam jagunços como os da empresa Gaspem Segurança, ja denunciada pelo MPF-MS ( Ministério Público Federal do MS ) para expulsar e matar os índios mesmo quando a justiça é favorável aos índiginas. http://blog.prms.mpf.mp.br/tekoha4/

    Enquanto a Dilma Rousseff desfila a mesma incapacidade dos seus colegas Lula e FHC, o genocódio continua, você sabe quantas raças ja foram extintas nos últimos 30 anos no Brasil? Nem eu. Muitas comprovadamente.

    http://odescortinardamazonia.blogspot.com.br/2013/11/seguranca-privada-invade-acampamento-e.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.