A RENAP realizou seu XVII Encontro no Rio Grande do Sul

renap

Entre os dias 14 a 17 de novembro de 2013, a Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares-RENAP realizou seu encontro, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão-RS. Contou com participação de 70 pessoas de 16 estados da Federação.

O Encontro iniciou-se com solenidade no Palácio Piratini, com entrega, pelo Governador Tarso Genro, da Medalha Negrinho do Pastoreio ao prof. Jacques Alfonsin, um dos fundadores da Rede. Esta medalha é entregue a personalidades que prestam relevantes serviços em favor das pessoas, do Estado ou da Pátria.

O Encontro realizou mesas sobre a conjuntura sociopolítica no país, criminalização dos movimentos sociais, o sistema de justiça, modelos de desenvolvimento e os conflitos que decorrem, dentre outros temas. Ocorreram também duas oficinas, uma sobre cooperativismo e outra sobre o Fórum Justiça e Articulação Justiça e Direitos Humanos- JusDH. Ainda realizou-se duas rodas de conversas, sobre os seguintes assuntos: as questões de gênero, movimentos sociais e advocacia popular; e a Renap e sua contribuição junto à Ordem dos Advogados do Brasil- OAB.

Ocorreram noites culturais e a Renap fez debate no Programa Vida no Sul, com participação também do cantor e compositor Pedro Munhoz.

Também constou da programação o lançamento dos seguintes livros:

– Das legalidades injustas às (i)legalidades justas: Estudos sobre direitos humanos, sua defesa por assessoria jurídica popular em favor de vítimas, de autoria do prof. Jacques Távora Alfonsin, publicado pela Armazém Digital;

– Sentido Filosófico dos Direitos Humanos- Leituras do pensamento contemporâneo, organizado por Paulo César Carbonari, publicado ifibe editora;

– Defensoria Pública, Assessoria Jurídica Popular e Movimentos Sociais e Populares: novos caminhos traçados na concretização do direito de acesso à justiça, organizado por Amélia Rocha, Ana Carneiro, Luciana Zaffalon, PriscyllaJoca, Rodrigo de Medeiros e Talita Furtado; publicado por Dedo de Moças Editora.

Na manhã do dia 17 de novembro foi realizada a plenária final e, dentre outras coisas, deliberou-se que a sede do Encontro do próximo ano será em Natal-RN.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.