Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental
Há cerca de uma hora recebemos cópia de notícia da Cebraspo, publicada em A Nova Democracia, dando conta de que estaria acontecendo “um conflito armado na região do Rio Pardo, onde forças de segurança, inclusive a Força Nacional e ICMBio enfrentam com tiros mais de 500 camponeses que vivem e ocupam a região conhecida como APA Rio Pardo e Flona Nacional Bom Futuro, (…) distante da cidade de Buritis aproximadamente 100 km”. A denúncia acrescentava que um camponês havia sido ferido e estaria em poder dos policiais. E pedia a urgente “intervenção da Ouvidoria Agrária Nacional e de todas entidades de Direitos Humanos”. Ao final, informava que teria havido “morte no local”.
Publicamos a notícia (que pode ser vista abaixo), sob o título “RO – Denúncia de tiroteio entre Força Nacional, ICMBio e camponeses na APA Rio Pardo”, ao mesmo tempo em que buscávamos mais dados a respeito, inclusive para confirmar a morte noticiada e os integrantes do tiroteio. E eles vieram através de uma pessoa que nos acompanha e que trabalha na própria ICMBio, em Rondônia, cujo nome omitiremos. Postamos a seguir a notícia por ela enviada, publicada por Rondônia ao Vivo, seguida da informação inicial.
RIO PARDO – Policial da Força Nacional é morto em confronto
A morte de um policial da Força Nacional identificado como Luís Pedro de Souza Gomes aconteceu no início desta tarde (14) no distrito de Rio Pardo, distante cerca de 200 km da capital, quando houve um confronto entre policiais e moradores daquela região.
Segundo informações apuradas junto ao coronel Enedi da PM que está no local, o militar morto era do estado do Mato Grosso do Sul e foi alvejado com um disparo de arma de fogo na altura do ombro, que transfixou para o tórax e ocasionou na morte. (mais…)
Ler Mais