Mais informações: Militar da Força Nacional morre em confronto na Floresta Bom Futuro

Área de conflito entre policiais da Força Nacional e famílias, na Floresta Nacional Bom Futuro (Foto: Ivon Camilo/Alerta Notícias)
Área de conflito entre policiais da Força Nacional e famílias, na Floresta Nacional Bom Futuro (Foto: Ivon Camilo/Alerta Notícias)

Polícia Militar de Rondônia confirmou morte na tarde desta quinta-feira. Conflito começou na tarde de quarta-feira durante ação de desocupação.

Por Ivanete Damasceno, do G1 RO

Um militar da Força Nacional que atuava em uma operação de desocupação na Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, localizada próximo a Rio Pardo, distrito de Porto Velho distante cerca de 350 quilômetros, morreu na tarde desta quinta-feira (14) durante um confronto de desocupação. As informações são da Polícia Militar de Rondônia .

O conflito começou na tarde de quarta-feira (13), quando integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Força Nacional chegaram ao local. A Polícia Militar foi chamada para reforçar a situação. (mais…)

Ler Mais

Dom Tomás Balduino recebe alta e vai para casa em Goiânia

dom tomasCPT – O bispo emérito da diocese de Goiás e conselheiro permanente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomás Balduino, 90, recebeu ontem (14/11) pela manhã alta médica da internação a que foi submetido para tratamento cardíaco.

Internado desde o dia 4 de novembro, quando teve uma arritmia cardíaca em Ceres, no interior de Goiás, Dom Tomás havia sido transferido no final da tarde de quinta-feira passada (7) para a UTI Cardiológica do Hospital Anis Rassi, em Goiânia, unidade de referência em tratamento cardíaco no Centro-Oeste. No dia 9 ele deixou a UTI e acompanhou do quarto do hospital o ritual indígena feito por índios das etnias Xerente, Krahô e Krahô-Kanela pelo pronto restabelecimento de sua saúde.

O ritual contou com cânticos, ao ritmo do som de maracás, falas e aplicação de um pó vegetal, à semelhança de unção. Na ocasião todos ressaltaram a importância de Dom Tomás para a luta dos povos indígenas, não só do Tocantins, mas de todo o Brasil. Isabel Xerente disse que Dom Tomás é o segundo pai para os indígenas. Ela passou o pó de uma árvore do Cerrado, ao modo de uma unção, em Dom Tomás. O ritual tem o sentido de proteger a pessoa, pois segundo os indígenas ao mesmo tempo em que tem muita gente quer Dom Tomás vivo, muitos fazendeiros gostariam de ver Dom Tomás morto, como a senadora Kátia Abreu. (mais…)

Ler Mais

RO – Tiroteio na APA Rio Pardo tem versões contraditórias

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Há cerca de uma hora recebemos cópia de notícia da Cebraspo, publicada em A Nova Democracia, dando conta de que estaria acontecendo “um conflito armado na região do Rio Pardo, onde forças de segurança, inclusive a Força Nacional e ICMBio enfrentam com tiros mais de 500 camponeses que vivem e ocupam a região conhecida como APA Rio Pardo e Flona Nacional Bom Futuro, (…) distante da cidade de Buritis aproximadamente 100 km”.  A denúncia acrescentava que um camponês havia sido ferido e estaria em poder dos policiais. E pedia a urgente “intervenção da Ouvidoria Agrária Nacional e de todas entidades de Direitos Humanos”. Ao final, informava que teria havido “morte no local”.

Publicamos a notícia (que pode ser vista abaixo), sob o título “RO – Denúncia de tiroteio entre Força Nacional, ICMBio e camponeses na APA Rio Pardo”, ao mesmo tempo em que buscávamos mais dados a respeito, inclusive para confirmar a morte noticiada e os integrantes do tiroteio. E eles vieram através de uma pessoa que nos acompanha e que trabalha na própria ICMBio, em Rondônia, cujo nome omitiremos. Postamos a seguir a notícia por ela enviada, publicada por Rondônia ao Vivo, seguida da informação inicial.

RIO PARDO – Policial da Força Nacional é morto em confronto

A morte de um  policial da Força Nacional identificado como Luís Pedro de Souza Gomes aconteceu no início desta tarde (14) no distrito de Rio Pardo, distante cerca de 200 km da capital, quando houve um confronto entre policiais e moradores daquela região.

Segundo informações apuradas junto ao coronel Enedi da PM que está no local, o militar morto era do estado do Mato Grosso do Sul e foi alvejado com um disparo de arma de fogo na altura do ombro, que transfixou para o tórax e ocasionou na morte. (mais…)

Ler Mais

Ex-presidente da UDR, Marcos Prochet, vai a júri pelo assassinato do Sem Terra Sebastião Camargo Filho

juri_gota_quadro

Dos oito julgamentos de crimes contra direitos humanos decorrentes de conflitos fundiários marcados para acontecer nesse ano, o caso do trabalhador sem terra Sebastião Camargo é o sexto a ser julgado.

Por Riquieli Capitani, com informações da Terra de Direitos

No dia 22 de novembro, em Curitiba/PR, o ex-presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Marcos Prochet, vai a júri popular como principal acusado de assassinar o trabalhador sem terra Sebastião Camargo Filho, 65 anos, em 1998, no município de Marilena, Noroeste do estado, durante uma ação ilegal de despejo. Este será o sexto crime ligado a violações de direitos humanos em conflitos fundiários que vai a julgamento em 2013. Até o final do ano, outros dois casos semelhantes dever ter julgamento. (mais…)

Ler Mais

Terry Eagleton: “El marxismo es mucho más que un método crítico”

Terry EagletonPresentamos una entrevista exclusiva a Terry Eagleton, crítico literario marxista y escritor, sobre uno de sus últimos libros, The event of literature. Además de exponer algunas de las ideas centrales de este libro, el autor nos remite a conceptos tratados ya en otros trabajos publicados en castellano, como La estética como ideologíaDespués de la teoría o Por qué Marx tenía razón.

Marxismo Crítico/IDZ

IdZ: Su libro The event of literature plantea que la teoría literaria ha estado en declinación durante los últimos 20 años, y que históricamente existe una relación entre las vicisitudes de la teoría y determinados momentos de conflictividad social. ¿Por qué cree que la teoría se desarrolla y alcanza sus picos más altos en períodos en que la conflictividad social es mayor?

En nuestra época, la teoría literaria alcanzó su punto más álgido, a grandes rasgos, en un momento en el cual la izquierda política se encontraba en ascenso. Hubo un auge de dicha teoría en el período que abarca, aproximadamente, desde 1965 hasta mediados o finales de la década de 1970, lo que coincide más o menos con el momento en el que la izquierda era mucho más militante, y tenía mayor confianza en sí misma, que en la actualidad. De 1980 en adelante, con el endurecido control del capitalismo postindustrial avanzado, estas producciones teóricas empezaron a ceder lugar al posmodernismo, que entre otras cosas es –como lo ha señalado Fredric Jameson– la ideología del capitalismo tardío. (mais…)

Ler Mais

Mostra exibe fotografias históricas da luta indígena por seus direitos

 

Crédito foto: Wilson Dias / Agência Brasil
Crédito foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Catraca Livre

Entre 19 de novembro e 19 de dezembro, a Embaixada da Noruega no Brasil e o Instituto Socioambiental promovem a exposição fotográfica Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos na área externa do Museu Nacional, com entrada Catraca Livre.

A mostra comemora os 30 anos do Apoio Norueguês aos Povos Indígenas no Brasil e os 25 anos da Constituição com imagens de 33 fotógrafos que retratam momentos e personagens históricos do reconhecimento dos direitos indígenas.

No dia da abertura, às 16h,  grandes líderes indígenas retratados nas fotos comoRaoni Kayapó, Davi Yanomami, Marcos Terena e Álvaro Tukano realizam uma visita. Ainda no dia 19, às 19h30, acontece a abertura oficial com a participação do secretário de Estado para Assuntos Indígenas da Noruega, Anders Bals, e de Maria Augusta Assirati, presidente da Funai, além de um coquetel e show da cantora Elle Márjá Eira. (mais…)

Ler Mais

Governo de SP estuda aplicar lei que transfere para setor privado o poder de desapropriar

Foto: Marcelo Camargo
Foto: Marcelo Camargo

Para especialistas, lei abre brechas para abusos. Projeto no centro de SP pode usar nova regra. Estado decretou interesse em 940 terrenos e imóveis. A maioria ocupada por famílias e comércios

Por Gisele Brito, da RBA

O governo de São Paulo pretende repassar a empresas privadas o direito de desapropriar imóveis em obras que tenham participação do poder público, inclusive para áreas adjacentes aos projetos originais.

A manobra é possível graças a um artigo inserido de contrabando pelo Congresso Nacional em uma Medida Provisória (MP) que tratava de armazenagem de grãos, e que foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no final do mês passado na promulgação da lei 12.873/13. (mais…)

Ler Mais

Influência sobre CTNBio é trunfo das gigantes da transgenia

Milho tomando injeçãoComissão responsável por liberar pesquisa, produção e comercialização de transgênicos no Brasil é integrada por muitos cientistas ligados às empresas do setor

Por Maurício Thuswohl, Repórter Brasil

Ganhar corações e mentes na comunidade científica parece tornar mais fácil o objetivo estratégico de expansão global traçado pelas grandes empresas do setor de transgenia. A estadunidense Monsanto, por exemplo, que afirma investir 2 milhões de dólares por dia em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, destina boa parte dessa verba a parcerias firmadas com universidades e outras instituições científicas públicas ou privadas e a estudos coordenados por cientistas e pesquisadores em diversos países. Outra gigante do setor agrícola, a alemã Bayer anunciou ter realizado em 2010 investimentos de 722 milhões de euros em pesquisas sobre sementes, parte deste montante também direcionado ao apoio a estudos e outras formas de parceria com a comunidade científica e seus representantes.

No Brasil, esse modus operandi vem tendo nos últimos anos reflexos claros sobre a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão criado com a aprovação da primeira Lei de Biossegurança em 1995 e que passou a exercer plenamente suas prerrogativas dez anos depois, com a aprovação da nova lei. Desde então, a CTNBio é responsável por aprovar todos os pedidos de pesquisa, produção e comercialização de qualquer tipo de organismo geneticamente modificado no país e também é alvo da oposição do movimento socioambientalista por causa da facilidade com que os pedidos de liberação feitos pelas seis empresas conhecidas como Gene Giants (Gigantes da Genética) são acatados pela maioria dos seus integrantes. (mais…)

Ler Mais

CDH pode votar na próxima quarta (20) projeto que criminaliza homofobia

Paulo Paim entregou substitutivo à CDH
Paulo Paim entregou substitutivo à CDH

Iara Guimarães Altafin, Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) entregou nesta quinta-feira (14) à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) seu substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, que criminaliza a homofobia, e anunciou que o texto poderá ser votado na próxima quarta-feira (20).

Paim informou que, para a elaboração de seu relatório, buscou ouvir todos os segmentos e que o texto “não entra na polêmica” da definição de homofobia.

– No texto, não vai entrar a palavra homofobia.

O parlamentar informou ainda que incluiu em seu substitutivo, para que conste em uma única lei, o combate a todo tipo de preconceito, para evitar críticas de que a futura lei só buscaria acabar com a discriminação contra a orientação sexual. (mais…)

Ler Mais

Comunidades rurais são despejadas de forma irregular no Maranhão

rf!!!_22Por Reynaldo Costa, da Página do MST

Na manhã desta quarta-feira (13), duas comunidades rurais do Município de Alto Alegre do Maranhão, região central do estado, foram despejadas de maneira irregular.

As duas comunidades são alvos da expansão do agronegócio na região. Umas delas está localizada na área chamada Arame, regularizada em julho deste ano pelo Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), ao garantir juridicamente a posse dos 330 hectares às famílias que há décadas vivem na área.

A outra área de mil hectares é conhecida como Campo do Bandeira, e está na fase final de regularização pelo órgão estadual.

Ler Mais