O II Congresso Internacional de Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais – IICIDPCT-2014 apresenta-se como o espaço de diálogo, para o conhecimento sobre as pesquisas acadêmicas e as práticas do desenvolvimento, na efetivação de direito dos povos e comunidades tradicionais.
Nesta segunda edição, o congresso amplia a participação e diálogos de saberes com a realização de conferências, mesas temáticas e rodas de diálogos com a apresentação de trabalhos orais e pôsteres. Além do Circuito Cultural aberto ao lançamento de obras literárias, musicais, exposições, rodas de poesia entre outras atividades.
Pela sua amplitude, o IICIDPCT-2014 tem como objetivo garantir a roda de saberes entre as pesquisas acadêmicas, reconhecendo os povos e comunidades tradicionais como “Sujeito de Direitos” na defesa dos territórios tradicionais.
Assim, fica convidada a comunidade acadêmica nacional e internacional, os povos e comunidades tradicionais, movimentos sociais, entre outros segmentos da sociedade a contribuírem com suas pesquisas ou trabalhos nesta segunda edição, deste importante congresso.
PROGRAMA
Os eixos temáticos e os procedimentos para apresentação dos trabalhos seguem abaixo:
1. EIXOS TEMÁTICOS
I – OBRAS DE GRANDE IMPACTO E TERRITÓRIOS TRADICIONAIS
II – TERRITÓRIOS TRADICIONAIS E AMEAÇAS DE RETROCESSOS CONSTITUCIONAIS
III – POVOS TRADICIONAIS E VIOLAÇÃO A DIREITOS HUMANOS
IV – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS SUJEITOS COLETIVOS DE DIREITO – AVALIAÇÃO DA REALIDADE BRASILEIRA
V – O TEMPO E ESPAÇO PARA A GARANTIA DOS TERRITÓRIOS TRADICIONAIS
2. PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
2.1. Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos, na íntegra, serão submetidos à seleção e avaliação realizadas pela Comissão Técnica-Científica do IICIDPCT.
2.2. Procedimento
Os trabalhos científicos para avaliação deverão ser enviados exclusivamente pela Internet, até às 24h (horário oficial de Brasília) do dia 29 de novembro de 2013, para o e-mail
[email protected]. O artigo a ser submetido deve estar no formato “pdf”. Os trabalhos deverão ser enviados sem a identificação dos autores, segundo o Modelo do artigo. Para facilitar a formatação, disponibilizamos também o formato word e inclusão de todos os autores do trabalho os dados de filiação institucional.
http://www.baixaki.com.br/download/pdf-creator.htm
Cada autor poderá inscrever no máximo 2 (dois) trabalhos, sendo que a contagem do número de trabalhos não distingue autoria de co-autoria. Ressalva-se que cada trabalho deverá ser inédito e que o mesmo trabalho não poderá ser apresentado em mais de uma área temática. O número máximo de autores nos trabalhos é 5 (cinco).
É importante observar as instruções de formato dos trabalhos, pois previamente será realizada uma avaliação dos conteúdos, verificando o cumprimento da formatação exigida. Não serão aceitos arquivos infectados com vírus.
2.3 Prazos para envio dos trabalhos completos:
Até 29 de novembro de 2013 (primeira chamada) – Envio dos trabalhos/pôsteres completos.
Nota: O envio integral do trabalho implica no cadastramento on-line de participação.
2.4 Tipos de trabalhos a serem aceitos para o IICIDPT:
Trabalhos científicos, relatos de experiência e pôsteres.
2.4.1 Formas de apresentação dos trabalhos:
Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de comunicação oral ou pôster e a escolha deverá ser indicada no Formulário de Submissão de Trabalho, quando do envio.
2.4.2 Normas de padronização para o trabalho:
Todos os trabalhos a serem apresentados devem contemplar as exigências das Normas de Apresentação Tabular do IBGE e das seguintes normas da ABNT:
NBR 6022:2003 – Informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa. Apresentação;
NBR 6023:2002 – Informação e documentação: elaboração de referências;
NBR 6024/2012 – Numeração progressiva das seções de um documento;
NBR 6028:2003 – Resumo (Tipo Informativo);
NBR 10520:2002 – Informação e documentação: citações em documento Apresentação.
2.4.3 Trabalhos técnico-científicos, relatos de experiência e resumos expandidos
2.4.3.1 Formato
a) os trabalhos técnico-científicos deverão conter de 9 a 15 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos;
b) os relatos de experiência deverão conter de 7 a 10 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos;
c) os resumos expandidos deverão conter de 2 a 4 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos;
d) digitado em papel tamanho A/4, na versão 6.0 ou posterior do editor de texto Word for Windows, fonte Arial, 12;
e) tabelas e gráficos na mesma versão (fonte Arial, corpo 11);
f) entrelinha e espaçamento de 1,5 cm;
g) margens superior e esquerda de 3 cm; margens inferior e direita de 2 cm;
h) paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
i) notas: devem ser colocadas no rodapé;
j) cabeçalho: a margem superior centralizada deve possuir um cabeçalho com a seguinte frase: II Congresso Internacional de Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais – Salvador, BA, Brasil, 24 a 26 de março de 2014. A letra deve ser Arial, tamanho 10, exatamente conforme o modelo de artigo disponível no site;
k) título: deve estar na primeira linha da primeira página. Centralizado, letra Arial tamanho 12, em negrito, primeira letra em maiúscula e demais letras em minúscula;
l) resumo: duas linhas abaixo do título, o resumo deve ser no próprio idioma do trabalho, com no máximo 250 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples;
m) palavras-chave: Uma linha abaixo do resumo, devem ser informadas as palavras-chave, no mesmo idioma do artigo. Sugere-se a apresentação de três palavras-chave a cinco palavras, com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúsculas, separadas entre si pelo ponto final (.);
n) área temática: uma linha abaixo das palavras-chave, deve ser informada a área temática do artigo;
o) títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Arial tamanho 12, em negrito. Otítulo da primeira seção deve ser posicionado duas linhas abaixo da área temática;
p) corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar abaixo do título das seções, deixando entre eles uma linha em branco. O corpo de texto utiliza fonte Arial, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5 cm e entrada de parágrafo (primeira linha) de1,25 cm, exatamente como este parágrafo;
– No caso do uso de listas, o marcador disponível deve ser alíneas (letras: a), b), c) … ou 1., 2., 3. …);
q) nomes dos autores: Não deverá haver identificação dos autores no trabalho. A identificação dos autores do artigo, em qualquer parte, acarretará na desclassificação do mesmo. Deve haver cuidado especial em retirar as identificações constantes nas propriedades do arquivo (menu arquivo/propriedades/resumo). Sugerimos que, após a conversão para o formato pdf, os autores verifiquem este quesito, acessando as propriedades do documento;
r) as citações longas (mais de três linhas), as notas de rodapé, as legendas das ilustrações e/ou tabelas, resumo, palavras chaves e a área temática devem ser digitadas com espaçamento simples;
s) as referências devem ser digitadas com espaço simples e separadas entre si por um espaço em branco simples, conforme NBR 6023:2002;
t) os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucedem por um espaço em branco de 1,5 cm;
u) os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precedem e que os sucedem por um espaço em branco de 1,5 cm.
2.4.3.2 Comunicação oral:
15 minutos de exposição para os trabalhos técnico-científicos, dando prioridade ao problema da pesquisa, à metodologia e aos resultados obtidos.
10 minutos para os relatos de experiência, podendo o autor utilizar, em sua apresentação, slides, filmes, pôsteres.
Após a apresentação de cada trabalho, a plateia terá 5min para perguntas.
Nota: O centro de convenções de computador com datashow e projeção de vídeo.
2.5 Resumos expandidos para apresentação em pôsteres
2.5.1 Elementos
Os resumos expandidos devem incluir os seguintes elementos:
a) Introdução: apresentar de forma sucinta o tema abordado, a questão, o problema, a justificativa, os objetivos do trabalho e as principais pesquisas publicadas sobre o(s) assunto(s);
b) Materiais e Métodos: apresentar de forma sucinta os materiais e métodos utilizados, tais como: método empregado, população e amostra, técnicas, instrumentos e procedimentos de coleta dedados e procedimentos de análise;
c) Resultados Parciais/Finais: apresentar de forma sucinta os resultados pretendidos e/ou obtidos até o momento;
d) Considerações Parciais/Finais: apresentar de forma sucinta as reflexões realizadas até o momento, os aspectos relevantes sobre o trabalho e as recomendações que se façam necessárias;
e) Referências: apresentar os trabalhos dos autores citados no texto, conforme NBR 6023.
2.5.3 Apresentação
O pôster será em formato digital, arquivo.ppt (PowerPoint 97-2003 ou posterior), com, no máximo, 5 (cinco) slides e produzido pelo interessado.
Deverá ser auto-explicativo, contendo no primeiro slide: nome do evento; título do trabalho; nome(s) do(s) autor(es), por extenso; nome e sigla da instituição de origem; nome da cidade, do estado, do país e seus respectivos endereços eletrônicos.
Duração da projeção do pôster
A projeção durará 10 minutos.
Sobre o apresentador:
O apresentador deverá ser necessariamente um dos autores do trabalho, conforme indicado no sistema de submissão do evento e deverá ficar ao lado de seu trabalho enquanto ele estiver sendo projetado, dando oportunidade para os autores dos resumos expandidos interagirem com os interessados em sua contribuição.
Entrega do arquivo: A Secretaria do Evento estará recebendo os arquivos a partir das 8h do dia 24 de março de 2014.
Confirmação de presença do apresentador:
No dia de sua sessão, o apresentador deverá comparecer no local de sua apresentação para assinar a lista de presença. O apresentador que não comparecer terá sua apresentação cancelada.
Horário de realização da apresentação: As apresentações serão realizadas pontualmente no horário marcado, conforme indicado no site do evento.
2.6. Aceitação dos trabalhos técnicos:
A Comissão técnico-científica do IICIPCT encaminhará, até 20 de janeiro 2014, comunicado de aceitação dos trabalhos para os respectivos autores.
Os autores de trabalhos selecionados devem confirmar sua participação mediante inscrição no IICIPCT até 30 de janeiro de 2014, para que os mesmos possam ser incluídos no programa oficial e nos anais, conforme instruções on-line do sistema de inscrição.
Os trabalhos apresentados por autores colaboradores ou por outra pessoa deverão, antecipadamente, apresentar na Secretaria do Congresso, carta do autor principal com o nome da pessoa responsável pela exposição do mesmo.
e inscrição como ouvinte?
como faço pra participar?
RoseJìsúlè
71 87710948
Esse congresso será importante, para reiterar a luta dos povos tradicionais, contra as ações autoritárias do governo Dilma.