Exposição fotográfica promovida pela Cáritas Regional Nordeste 3 anima a reflexão sobre o tema da desigualdade social
Arte e transformação social. Com essa dobradinha a Cáritas Brasileira Regional NE 3 realiza a exposição fotográfica Biomas em Diálogo: Imagens e Atos convidando a sociedade a refletir sobre a desigualdade social, a flagrante concentração de renda e a consequente negação de direitos à grande parte da população brasileira, condições causadas pelo atual modelo de desenvolvimento. A mostra assinada pelo fotógrafo Allan Lustossa, reúne 20 imagens dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga e seu povo, está em cartaz, na igreja Rosário dos Pretos, em Salvador – BA, de 04 a 08 de novembro, das 15h às 19h, com entrada gratuita.
Biomas em Diálogo: Imagens e Atos – revela povo e biomas em sua diversidade de beleza e força cultural, religiosa e ambiental. São registros dos territórios que acolhem a caminhada da Cáritas Regional NE3 nos estados da Bahia e Sergipe – alicerçada por ações de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, Controle e Incidência em Políticas Públicas e Diretos Humanos – na perspectiva da construção de um “outro mundo possível, no Reino de Deus, na Terra Sem Males”.
Motivação – O Brasil: sexta maior potencial econômica mundial e 57 milhões de pessoas vivendo em estado de pobreza, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2011. A Cáritas Brasileira, marcando a Semana da Solidariedade– celebrada todos os anos no mês de novembro, por ocasião do aniversário da instituição -, não ignora este contexto de exclusão social, fome e pobreza, propondo a discussão da superação dessa realidade e construção de uma cultura de direitos humanos para todos e todas no alcance pleno da justiça social.
Os encontros para reflexão proposto pela Semana da Solidariedade acontecerão em todo o Regional NE 3 (Bahia e Sergipe) através da exposição fotográfica Biomas em Diálogo: Imagens e Atos. Um sarau, com muita música, poesia e rodas de conversa encerra a exposição no dia 08 de novembro, das 15h às 20h, no Rosário dos Pretos. Ainda neste dia, será apresentado o Catálogo composto pelas fotos da mostra.
De Salvador, a exposição Biomas em Diálogo: Imagens e Atos segue para as cidades baianas de Banzaê, Feira de Santana, Caetité, Serrinha, Amargosa e Irecê. Em Sergipe a mostra acontece em Estância e Frei Paulo, ampliando a proposta de refletir sobre o tema da desigualdade social.
A Semana da Solidariedade tem como tema este ano Solidariedade e Justiça Social.
Exposição fotográfica Biomas em Diálogo: Imagens e Atos
Sarau