O cineasta Vladimir Carvalho resolveu doar todo o seu acervo de filmes, livros, câmeras, jornais, revistas e fotos reunidos por mais de meio século para a Universidade de Brasília (UnB). Além dos objetos, o ex-professor da instituição transferiu a sede da Fundação Cinememória, que fica na 703 Sul, para a universidade. O local abriga todas as peças listadas para doação.
A decisão de doar os objetos veio do cineasta que foi professor por 24 anos da UnB. Durante a cerimônia de transferência do Cinememória, realizada na última segunda-feira (17/9), Vladimir disse que a transferência não é um presente, mas uma devolução à universidade. E ainda uma forma da população conhecer mais sobre o cinema brasileiro e brasiliense.
O acervo de Vladimir Carvalho inclui uma biblioteca com mais de três mil volumes e importantes textos da literatura brasileira, câmaras e refletores antigos e documentos sobre a história do cinema no Distrito Federal nos últimos 40 anos. Além de um auditório de 30 lugares para exibições cinematográficas.
Fundação
A Fundação Cinememória foi criada por Vladimir Carvalho em 1994 como uma maneira de o cineasta guardar e conservar a obra documentária que ele mesmo realizou em mais de 50 anos de atividade. O acervo, no entanto, também reúne filmes feitos em Brasília e sobre Brasília, vídeos, fotografias, roteiros e outros documentos e livros sobre o cinema local, nacional e mundial.
Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2012/09/24/interna_diversao_arte,324120/vladimir-carvalho-transfere-acervo-da-fundacao-cinememoria-para-unb.shtml#.UGCk9mN0L8I.gmail