Instituto Rã-Bugio recebe prêmio internacional na Coreia do Sul

Instituto recebe prêmio Foto: Divulgação / IUCN

Prêmio internacional “Luc Hoffmann” foi criado pela União Internacional para Conservação da Natureza dos Recursos Naturais

O Instituto Rã-Bugio para Conservação da Biodiversidade, de Guaramirim, recebeu no dia 11 o prêmio internacional “Luc Hoffmann”, criado pela União Internacional para a Conservação da Natureza de dos Recursos Naturais (IUCN), da Suíça. A entrega ocorreu na ilha de Jeju, na Coreia do Sul, onde também ocorreu o World Conservation Congress.

Os fundadores do Rã-Bugio, Elza e Germano Woelh, foram pessoalmente receber a honraria e conheceram o paraíso turístico da Ásia. Germano recebeu o prêmio das mãos de André Hoffmann, filho de Luc Hoffmann. Depois fez um discurso em inglês sobre a destruição da mata atlântica, como começaram a trabalhar contra o desmatamento e explanou sobre a situação atual da devastação.

— A natureza é muito frágil. Ela precisa desesperadamente de nossa ajuda para ser protegida. Estamos tentando fazer a nossa parte para garantir pelo menos um pouco da Mata Atlântica. Acreditamos que ainda há tempo para salvar muitas espécies — disse Germano no trecho final do discurso. 

Essa foi a primeira vez que o Instituto recebeu um prêmio internacional e a escolha da entidade catarinense foi feita por um comitê internacional formado por cientistas especializados em preservação ambiental.

A escolha da ONG foi em decorrência do trabalho de educação ambiental realizado em Santa Catarina e que já atendeu 50 mil crianças e 2,5 mil professores. O trabalho feito pelo Rã-Bugio foi conhecido pela IUCN por meio de uma parceria entre a ONG catarinense e o órgão internacional.

A IUNC foi parceira na compra de 212 hectares para a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), Odir Zanelatto, que fica na cidade de Itaiópolis (SC) e abrange 860 hectares de mata atlântica preservada.

— Foi muito bacana conhecer um lugar muito diferente do que estamos acostumados. Eu gostaria que o Brasil tivesse um pouquinho de tudo aquilo que vimos lá — diz.

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2012/09/instituto-ra-bugio-recebe-premio-internacional-na-coreia-do-sul-3889662.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.