Notícia enviada por Sonia Mariza Martuscelli, acompanhada do seguinte comentário, encaminhad0 a ela por uma antropóloga que está no Acre: “É simplesmente vergonhoso um governo que se diz em defesa do ambiente se alegrar com um projeto que atingirá o Parque Nacional da Serra do Divisor, a Terra dos Índios Isolados da cabeceira do Igarapé Tapada e muitas outras áreas de preservação e comunidades tradicionais, incluindo indígenas. É a Belo Monte do Acre. Vamos nos unir em campanha contra mais essa desgraça ambiental em nome de mais acúmulo para poucos”. E Sonia acrescenta: “Ela explica que o projeto será na região do alto Juruá, que é uma das áreas de mais biodiversidade do mundo e ainda área de perambulação de índios isolados”. Sem comentários. TP.
O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Helder Queiroz, anunciou nesta quarta-feira (19), para público superior a 300 pessoas, que os indícios de petróleo no Acre são “promissores”. O anúncio foi feito durante Seminário sobre os desafios da Política Externa Brasileira que debateu o papel do mercado energético na gerência das políticas externas.
Segundo Helder Queiroz, a ANP está realizando no Acre estudos para identificar petróleo na região. Um trabalho que faz parte da estratégia nacional de conhecer as potencialidades do subsolo brasileiro. (mais…)