Um incêndio, uma facada, um tiro, uma paulada

Leonardo Sakamoto

O poder público não riscou o fósforo, gerou o curto-circuito ou entulhou o lixo que foi combustível da desgraça de uma favela.

Da mesma forma, não são as mãos de líderes religiosos segurando a faca, o revólver ou a lâmpada fluorescente que atacam homossexuais nas grandes cidades brasileiras.

O Congresso Nacional, por sua vez, nunca ordenou a caçada aos indígenas no Mato Grosso do Sul, que insistem em reclamar terras que seriam suas por direito.

Aliás, volte lá e veja se há uma única impressão digital de homens de bem que moram na capital paulista entre os corpos de pessoas em situação de rua mortas a pauladas por dormirem no lugar errado e causarem pânico estético na população.

Um esforço descomunal é gasto na construção de discursos para tentar dissociar causa e efeito ou justificar o injustificável quando o assunto são temas como a especulação imobiliária, a intolerância religiosa, os interesses de grandes proprietários rurais que operam à margem da lei e ou o mais puro preconceito urbano.

Pode até dar certo. Mas, no final, fica uma sensação estranha, feito um amargo persistente na boca, lembrando que alguma coisa está muito errada por aqui.

http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2012/09/17/um-incendio-uma-facada-um-tiro-uma-paulada/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.