Quilombo Sapatu apresenta dança tradicional de Eldorado

O grupo cultural tem oficialmente 18 anos de existência, mas a comunidade data do século 19 – Por: Divulgação/Juliana Ferreira

Os homens sapateiam com tamancos de madeira, acompanhados pelo som da viola, enquanto as mulheres conduzem a dança. Assim é uma apresentação de “Nhá Maruca”, dança tradicional da comunidade de Sapatu, localizada na cidade de Eldorado (SP). 

Nos bailes de antigamente, a “Nhá Maruca” era realizada em despedidas e ao amanhecer. Com o passar dos anos, à medida em que os mais velhos deixaram de participar de festividades, a dança passou a ser praticada com menos frequência pelas novas gerações. O grupo cultural tem como objetivo resgatar este e outros bens culturais de sua região.

Nascido em 1994, o Grupo Cultural do Quilombo Sapatu, formado por amigos, comadres e compadres da comunidade, atualmente se apresenta em praças, escolas e festas comunitárias. A comunidade de Sapatu fica a 33 km do centro de Eldorado e é formada por 70 famílias. O grupo cultural tem oficialmente 18 anos de existência, mas a comunidade é mais antiga.

Por volta de 1870, negros que fugiam do recrutamento forçado para a guerra do Paraguai, ou aqueles que procuravam um lugar para moradia ou cultivo de terra, se uniram e deram início à comunidade. Organizados em forma de associação desde 1985, os moradores de Sapatu foram reconhecidos em 2001 como remanescentes do quilombo e garantiram seu direito sobre o território historicamente ocupado.

Recentemente, o Grupo Cultural do Quilombo Sapatu realizou seu inventário de referências culturais. Entre celebrações, ofícios, formas de expressão, lugares e edificações, foram listados 37 bens que compõem seu patrimônio. Entre eles está a “Nhá Maruca” e a “Graciana”, uma brincadeira de improviso de versos rimados realizados entre duplas.

http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=418334

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.