Bolívia é exemplo no combate ao racismo, diz relator da ONU

Para Mutuma Ruteere, a nova Constituição do país, de 2009, foi muito importante no combate à discriminação

Por Redação Opera Mundi

O relator especial da ONU, Mutuma Ruteere, elogiou nesta segunda-feira (10/09) o trabalho desenvolvido pela Bolívia para erradicar o racismo e discriminação racial. O diplomata afirmou que o país presidido por Evo Morales tem realizado “avanços consideráveis” principalmente no tratamento a indígenas e afro-bolivianos.

“Fico feliz que a Bolívia tenha conseguido avanços consideráveis no tratamento dos problemas de racismo e discriminação racial e que o país apresenta diversas medidas que podem ser replicadas em outras regiões.”

A nova Constituição boliviana, aprovada em 2009, foi classificada como um exemplo a ser seguido por outros estados.

“A Constituição Política do Estado Plurinacional proíbe todas as formas de discriminação e reconhece os direitos de todas as pessoas e comunidades, o que inclui camponeses indígenas e o povo afro-boliviano”, afirmou.

As declarações de Ruteere foram dadas após uma visita à Bolívia, no início deste mês, quando se reuniu com representantes dos rês poderes e de movimentos sociais.

Para dar continuidade ao trabalho, Ruteere destaca a importância de disponibilizar recursos para as instituições que foram criadas, como o vice-ministério de Descolonização e o Comitê Nacional de Luta contra o Racismo e Toda Forma de Discriminação.

De acordo com o jornal La Razón, o relator especial da ONU também reiterou a importância dos casos de racismo serem julgados para fortalecer a credibilidade da justiça local.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24234/bolivia+e+exemplo+no+combate+ao+racismo+diz+relator+da+onu.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.