Não mais o arco-e-flecha ou o fuzil, mas o conhecimento

Estre trecho documentário visa disponibilizar a reflexão quanto a inserção do índio nas Universidades hoje em dia. Existem muito mais índios tradicionais do que sabiamos, e eles tem interesse em compartilhar do nosso conhecimento, tanto como forma de diplomacia entre culturas quanto uma forma de se proteger frente às cultura mais amplamente disseminada.

As imagens foram filmadas na Universidade de São Paulo, com índios que participarão de diferentes processos de formação acadêmica intercultural, e que tem sua vivência quanto argumento a favor da conscientização do público geral.

Os alunos que realizaram o projeto são Luanna Eroles e Marcos Mesquita.

Os índios entrevistados foram Almir Martins, guarani, mestre em Direito pela UFPA; Cacique Ubiratã Gomes, tupi-guarani, formado em Pedagogia pela USP; e Siwê Alves braz, formado bacharel em interculturalidade pela UFMG.

O projeto foi desenvolvido para a conclusão do curso Iniciação ao Documentário, Cenarizando saberes locais, ministrado na ECA/USP pelo prof. convidado José S. da UAb, Portugal, e organizado pelo prof. Sérgio Bairon, USP.

Enviada por Ro’otsitsina para a lista CEDEFES.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.