Entre os estudantes do curso de graduação em Enfermagem da UFRGS, cuja formatura ocorreu neste sábado, dia 1º, está a aluna Denize Letícia Marcolino, indígena kaingang ingressante na Universidade em 2008, quando entrou em vigor a Política de Ações Afirmativas.
Primeira indígena a concluir a graduação na UFRGS, Denize recebeu uma homenagem especial em cerimônia realizada nesta manhã, na Escola de Enfermagem. O evento contou com a presença de representantes da Administração Central da UFRGS e da Escola de Enfermagem, além de lideranças da comunidade kaingang da Guarita, região de origem da nova enfermeira, e de convidados das entidades de apoio aos indígenas. Denize recebeu uma placa que destaca a honra da Escola de Enfermagem em formar a primeira bacharel indígena da UFRGS.
A diretora da unidade, Liana Lautert, salientou que o êxito de Denize significa muito para a toda a comunidade universitária. “Este é o resultado de um esforço cooperativo da aluna, dos professores, dos colegas e de toda a Universidade”, afirmou. Sobre a marca que fica na Escola de Enfermagem deixada pela aluna indígena, Liana destaca a atenção para a diversidade. “Não se pode ter uma receita única para atender a todos os alunos. É preciso olhar para cada estudante de uma forma particular”, revela a diretora. A pró-reitora de Graduação, Valquíria Bassani, demonstrou o entusiasmo da Administração Central com o a conquista. “A formatura que hoje se realiza é um ato carregado de simbologia e que consagra o sucesso dessa aluna e também da Universidade. Demonstra nosso acerto na implantação da Política de Ações Afirmativas”, disse.
Denize deixou sua comunidade em 2008, distante 600 km de Porto Alegre, e morou durante quatro anos e meio na Casa do Estudante da UFRGS enquanto frequentava as aulas e realizava os estágios do seu curso. Neste período, relata que o principal desafio foi enfrentar a saudade da família. A poucos dias de retornar a sua região onde pretende atuar como enfermeira, Denize diz ter aproveitado intensamente a oportunidade de viver em Porto Alegre e de estudar na UFRGS. “Levo toda esta experiência para atuar na minha comunidade”, afirma.
–
http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/primeira-aluna-indigena-da-ufrgs-recebe-hoje-diploma-de-graduacao