25 de julho, Dia da Mulher Negra Sul-Americana e Caribenha

A comemoração de datas, em nosso contexto social, tem sido pretexto para incentivar o consumo e movimentar os caixas do comércio. Datas que têm importância social e histórica – mas que não geram dividendos ao mercado, são convenientemente esquecidas. É o caso do dia de hoje, 25 de julho, Dia da Mulher Negra Sul-Americana e Caribenha.
Edna. A. S.
O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi instituído no 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, que teve representação de mulheres negras de mais de 70 países, na República Dominicana, em 1992.

A data se tornou um marco internacional da luta e da resistência das mulheres negras, com o objetivo de tornar visível o racismo, a discriminação, o preconceito, a pobreza e os demais problemas que herdaram de uma sociedade estruturada no capitalismo, que tem como pilares o patriarcado (sistema de poder dos homens sobre as mulheres) e o racismo (a dominação dos brancos sobre os negros). É uma forma de parar para refletir sobre os problemas que as mulheres negras enfrentam durante sua vida, todos os dias. (mais…)

Ler Mais

Funai e Justiça Federal acertam retirada de não índios de terra indígena em Mato Grosso

Alex Rodrigues, Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em breve, um grupo de pessoas que não pertencem à comunidade Xavante, inclusive grandes produtores rurais, terá de deixar a Terra Indígena Marãiwatsédé, no nordeste de Mato Grosso. Na última segunda-feira (23), a Fundação Nacional do Índio (Funai) atendeu às decisões judiciais e entregou à Justiça Federal no estado o plano de desocupação da reserva, que abrange 165.241 hectares (1 hectare equivale a aproximadamente um campo de futebol oficial) dos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia.

Segundo a 1ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, a data de início da retirada dos não índios da área ainda vai ser definida. Antes, o Ministério Público Federal (MPF) terá de se manifestar sobre o plano elaborado pela Diretoria de Proteção Territorial da Funai, o que deve ser feito até segunda-feira (30). A Justiça Federal também disse não ter conhecimento do ajuizamento de algum recurso contra contra a última decisão, que é a do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), de maio deste ano. Quando ocorrer, a ação de retirada dos não índios deverá contar com a participação da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal.

Procurado, o governo de Mato Grosso informou que ainda não foi comunicado oficialmente do plano da Funai, mas ressaltou que não é contra a decisão de retirar da área os não índios. O temor do governo do estado, que ainda espera uma “solução pacífica” para o caso, é com a possibilidade de surgimento de conflito na desocupação da terra. (mais…)

Ler Mais

Hidrelétrica São Luiz do Tapajós – construção poderá contaminar as águas com metais pesados

Telma Monteiro

O processo de licenciamento está tramitando rapidamente no Ibama. Com a as obras de construção do empreendimento e revolvimento do leito do rio, o Ministério da Saúde teme que as águas do reservatório e a jusante da barragem sejam contaminadas por metais pesados.

Em fevereiro de 2012 o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica para fazer considerações ao Termo de Referência dos estudos ambientais no que tange à contaminação do solo na região do projeto hidrelétrico São Luiz do Tapajós. Essa questão deverá ter um tratamento prioritário, uma vez que o solo contaminado pode oferecer riscos à saúde em razão do uso de mercúrio na exploração garimpeira de ouro.

Entre as avaliações requisitadas pelo MS está o de realizar avaliação hidrobiogeoquímica do mercúrio no sedimento dos rios Tapajós e Jamanxim e fornecer um prognóstico do empreendimento no que tange à concentração de metais pesados com possibilidade de contaminação de águas no reservatório e a jusante da barragem.

Autorização de abertura de picada

Mesmo com todos os problemas já apontados no processo das usinas do Tapajós, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu à Eletrobras, em 23 de julho, uma autorização de abertura de picada para a realização de levantamentos geológico-geotécnicos no âmbito do Estudo de Impacto Ambiental da hidrelétrica São Luiz do Tapajós. A autorização está em nome da Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (mais…)

Ler Mais

Mais infraestrutura para o uso da bicicleta como meio de transporte, menos acidentes

 por Raquel Rolnik

Há uns dois anos, o Google já oferece no seu Google Maps um serviço de busca de rotas para ciclistas nos Estados Unidos e no Canadá. Na semana passada, a empresa ampliou o serviço para cidades europeias e australianas, e agora também é possível acessá-lo pelo celular. A ferramenta funciona de forma semelhante aos serviços já disponíveis no Brasil de busca de rotas de transporte público, de carro e de pedestre. Mas o mais bacana das rotas de bike é que são identificados não apenas ciclovias e ciclofaixas, mas também os caminhos mais curtos, mais suaves e tranquilos para os ciclistas.

É uma pena que este serviço ainda não seja oferecido no Brasil. Mas, muito pior que isso, é constatar que nossas cidades não têm políticas nem investem em infraestrutura para a ampliação do uso da bicicleta como meio de transporte. Em São Paulo, recentemente, o Diário Oficial do Governo do Estado publicou reportagem intitulada “Mais ciclistas, mais acidentes”, em que um ortopedista do Hospital das Clínicas afirma que há um aumento no número de acidentes envolvendo ciclistas e, por isso, defende que as pessoas não usem a bicicleta como meio de transporte.

Embora o Governo do Estado tenha divulgado nota afirmando que a opinião do ortopedista não reflete a opinião da administração, é visível que a política tanto do Estado quanto da Prefeitura é tratar a bicicleta apenas como forma de lazer. As poucas ciclofaixas e ciclovias da cidade funcionam apenas aos domingos e feriados e suas rotas foram pensadas para interligar os parques da cidade. É tão óbvio que a administração estadual trata o uso da bicicleta como forma de lazer que o folheto do metrô que orienta os usuários afirma “Confira o horário e divirta-se”. (mais…)

Ler Mais

Luiza Bairros destaca avanços institucionais para democratização da participação negra na sociedade

Lourenço Canuto, Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), comemorou hoje (25) o que considera serem os primeiros avanços no campo institucional para a democratização da participação da população negra na sociedade.

Ao conceder entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços, no dia em que comemora o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha (instituído em 25 de julho de 1992), Luiza Bairros citou a criação de cotas no ensino superior para a população negra como uma dos direitos mais importantes garantidos até o momento.

A ministra lembrou também os dois anos de vigência do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado no dia 20 de julho de 2010.

A criação de cotas no ensino superior, declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) neste ano, pode abrir caminho, na visão de Luiza Bairros, para a aprovação da reserva de vagas também nos concursos públicos, no âmbito federal. Segundo a Seppir, a medida já é adotada em municípios da Bahia, do Paraná, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, do Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul. Os percentuais de inclusão são distintos e incluem índios e mulheres negras em alguns municípios. (mais…)

Ler Mais

Saltadora grega é expulsa dos Jogos por fazer comentário racista no Twitter

Voula Papachristou, atleta grega do salto triplo, foi expulsa da delegação que vai a Londres

O Comitê Olímpico da Grécia decidiu expulsar uma atleta de sua delegação que vai a Londres por conta de um comentário racista feito por ela em seu perfil no Twitter. Voula Paraskevi Papachristou, do salto triplo, fez um comentário ofensivo aos africanos no microblog e foi retirada do elenco grego “por falta de espírito olímpico”.

Papachristou, que ainda está em seu país natal, reclamou da presença de cidadãos oriundos do continente africano em sua terra no microblog. “Com tantos africanos na Grécia… os mosquitos que vêm do oeste do (rio) Nilo pelo menos vão comer comida caseira”, afirmou a saltadora, em referência a mosquitos transmissores de doenças vindos da região.

O chefe da delegação olímpica da Grécia, Isidoros Kouvelos, explicou que a atleta foi cortada do elenco e não irá mais representar o seu país na disputa de salto triplo nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. “Ela não mostrou nenhum respeito por um valor olímpico básico e infelizmente está fora (da Olimpíada)”, confirmou o dirigente, em entrevista à SkaiTV. “Ela cometeu um erro, e nós pagamos pelos nossos erros ainda em vida”, sentenciou. (mais…)

Ler Mais

Garimpo de diamantes na terra indígena Cinta Larga volta a operar, MPF intervém no caso

O garimpo de diamantes está novamente funcionando ilegalmente na terra indígena da etnia  Cinta Larga. Informações vindas da região de Espigão do Oeste e distrito de Pacaranã , dão conta que dezenas de homens estariam com máquinario pesado na região conhecida como “baixão do lage” extraindo o minério. O local fica cerca de 40 km da aldeia principal dos Cinta Larga.

O fim das barreiras da Polícia Federal que fiscalizavam as entradas da Terra Indígena podem ter agravado a situação, com a facilidade de acesso dos garimpeiros a região proibida.

MPF INTERVÉM

O governo federal deverá repassar recursos para a Operação Roosevelt, que tem por finalidade coibir a exploração ilegal de diamantes na terra indígena do povo Cinta Larga. O repasse de verba é uma determinação da Justiça Federal, que atendeu ao pedido do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO). Embora tenha criado a Operação Roosevelt por meio de um decreto presidencial, o governo federal não estava cumprindo suas obrigações de enviar dinheiro para manter as ações de repressão ao garimpo ilegal.

 Além de repassar os recursos financeiros, o governo federal deverá colocar número suficiente de policiais federais para execução das atividades da Operação Roosevelt. Caso não cumpra as determinações da decisão judicial, o governo federal pode pagar multa diária de dez mil reais por dia. (mais…)

Ler Mais

O 6º FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual está com as inscrições abertas

O 6º FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual está com as inscrições abertas até 15 de agosto. O festival tem por finalidade levar ao público cearense a produção de cinema e vídeo do País com temática LGBT, possibilitando o intercâmbio entre os produtores dos diversos estados brasileiros e divulgando os novos talentos na área do audiovisual.

O FOR RAINBOW está consolidado como um dos mais importantes do Brasil, relacionado a esta temática e com acesso gratuito em todos os seus espaços. Nas cinco edições anteriores o FOR RAINBOW atraiu um público médio diário de mil pessoas, percorreu vários municípios cearenses, inaugurou sua itinerância nacional em Porto Alegre, João Pessoa e Santos. Capacitou duzentas pessoas e produziu dez vídeos com a temática da diversidade sexual, utilizados para ações educativas de respeito à diversidade sexual.

O Ceará tem um histórico permanente de práticas discriminatórias e de violência contra as populações LGBT e o FOR RAINBOW busca interferir nessa realidade incentivando uma cultura de paz e celebrando a diversidade humana.

Inscrições: até 15 de agosto

Clique aqui para Regulamento e outras informações.

http://www.zonamix.com.br/cultucando/2012/06/15/6o-for-rainbow-festival-de-cinema-e-cultura-da-diversidade-sexual-esta-com-inscricoes-abertas/

Ler Mais

Perú: Líderes de Cajamarca se sumarán a la marcha de la “Bandera verde ecológica”

Servindi, 25 de julio, 2012.- La mañana de hoy miércoles 25 de julio arriban a Lima los líderes y voceros del Comando Unitario de Lucha (CUL) de Cajamarca, Idelso Hernández y Edy Benavides. Los acompañan una delegación de cien ronderos y pobladores de las provincias de Bambamarca, Celendín y Cajamarca, lugares en donde aún está vigente el estado de emergencia.

Los dirigentes y ronderos cajamarquinos llegan para presidir la Marcha de la Bandera Ecológica programada para el día de hoy, la misma que partirá desde la Plaza Dos de Mayo a las dos de la tarde.

Lima fue asignada como destino final del proceso de construcción de la “Bandera verde ecológica más grande del mundo”, idea que nació en Cajamarca y que tiene por finalidad rescatar el carácter pacífico, lúdico, creativo, solidario y popular de la lucha contra la imposición del proyecto minero Conga.

También estarán presentes la pareja de jóvenes artistas cajamarquinos, Sétimo y Megan, creadores de la bandera ecológica, y el estudiante Martín Peregrino quien recorrió varias regiones del norte, centro y sur del país llevando la bandera verde de Cajamarca para incentivar a que también se confeccionen banderas verdes en distintas zonas del país. (mais…)

Ler Mais