O Paraguai e a triste vida dos golpistas

Por Ana Helena Tavares(*)

Reclamar seus direitos, cobrar deveres daqueles em quem bem mais que um voto, se depositou confiança. Quantos no mundo podem fazer isso e não fazem? Quantos não podem e nem sabem o porquê? Contar com a ignorância do povo sempre foi ferramenta fundamental de opressão política. Júlio César já sabia disso.

O que ele talvez não imaginasse é que essa lógica perduraria por tanto tempo. Enquanto houver capitalismo – enquanto o tacão pesado do imperialismo continuar a definir agendas – aqui, no Paraguai ou em Shangrilá, a voz da elite permanecerá sendo a voz de Deus. Povo, para eles, não tem voz.

“Nunca ganharam nada no voto!” Foi isso o que já ouvi de vários entrevistados meus, quando os perguntei sobre a extrema direita brasileira. Deve ser triste ter sempre que recorrer a tramóias pela incompetência de conquistar a confiança da população.

Pergunte a um líder de uma grande potência se quando ele (ou ela) olha para uma criança, em época de eleição, enxerga alguma coisa além do voto que os pais dela poderão dar. Pergunte ao Sr. Federico Franco, que se deixou contaminar pelo sobrenome e tomou o poder no Paraguai, se há alguma relação entre povo e democracia. Você nunca irá ouvi-los dizer esses nãos, mas nem é preciso.

A ambição desenfreada não aceita que o povo – que só presta manipulado – enxergue com seus próprios olhos. Na hora em que enxergar, acabarão os privilégios da casa grande. Assim, sempre que a democracia procura se fortalecer por meio de conquistas sociais, os sinhozinhos de paletó sentem-se ameaçados e, tendo chance, dão o bote. Rápidos, rasteiros, covardes.

Assim foi no recente golpe no Paraguai e não duvido que nas conspirações de bastidores ainda repouse o sonho dourado das raposas políticas do Brasil. Os que ontem apoiaram o chumbo e que hoje continuam espalhados pelo nosso Congresso, até podem fingir apoiar a paz, mas essa máscara não lhes segura.

Isso sem falar “naqueles meninos que queriam mudar o mundo e hoje assistem a tudo em cima do muro”. Como Cazuza definiu os que ontem lutaram contra canhões e hoje balançam suas pernas, cada uma de um lado. Esses talvez sejam os mais perigosos. Já não usam armas nem tangas, já não se sabe de que lado estão. Igualam-se à mídia ao tentarem se passar por imparciais.

Nesta semana, em que a democracia foi apunhalada no Paraguai, com um presidente sendo deposto em pouco mais de 24 horas, pelo ”crime” de tentar promover a Reforma Agrária – o mesmo cometido por João Goulart – de que lado se colocou a nossa “grande” imprensa? Não perdeu o hábito. Brincou com os fatos a seu bel prazer.

“Militantes do PT e do MST protestam em frente à Embaixada do Paraguai”, matéria do Globo. Por que esse  título? Porque o Globo acha que isso desqualifica o ato. Mas e os outros militantes? Ok, não havia muitos. Mas havia. E por que não havia muitos? Porque é um círculo vicioso: a própria imprensa não se esforça para que haja. Quando se esforçou, colocou milhares de “caras pintadas” nas ruas. Já lá se vão 20 anos.

Hoje, o Brasil é outro, claro. Apesar de ainda termos que conviver com uma corja de congressistas e com um judiciário que não sabe o que é justiça, conseguimos elevar à cadeira mais alta do planalto central uma mulher de fibra. Que, tenho certeza, defenderá a usina binacional de Itaipu, cuja metade foi entregue de mão beijada para o Paraguai durante a ditadura brasileira. Além disso, o Mercosul e a Unasul ameaçam expulsar nosso país vizinho de seus quadros. Medida que não parece ser temida pelos golpistas.

Até porque eles têm o respaldo dos EUA, que já legitimaram o golpe, reconhecendo o novo presidente. Presidente este que vem sendo acusado de ser “frouxo” por não ter reagido. Mas não é ele quem tem que ser defendido pelo mundo. É ela. A democracia.

Tantos homens de gabinete usam essa palavra de dez letras jogando promessas ao vento à espera que o vento se reforme por si… Para que servem? Que papel eles exercerão na história? Virarão estátuas e nomes de rua ou “habitarão o coração do povo”, como Fernando Lugo? Sairão do palácio de cabeça erguida ou pedindo para que o esqueçam, como Figueiredo? Terão suas casas pichadas ou visitadas?

Fica o recado para os golpistas: é humanizar e ser livre, ou autodestruir sua imagem. Se não têm competência para chegar ao poder pelo voto, desistam. Seus descendentes terão menos motivos para se envergonhar.

*Ana Helena Tavares é editora do site “Quem tem medo da democracia?”

http://quemtemmedodademocracia.com/2012/06/24/o-paraguai-e-a-triste-vida-dos-golpistas/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.