Após 14 anos de conflito, Incra na Paraíba é imitido na posse da Fazenda Quirino

Muitos fogos e festa marcaram as comemorações dos trabalhadores da Fazenda Quirino-Olindina, no município de Juarez Távora, a 88 quilômetros de João Pessoa, pela imissão de posse do Incra no imóvel, realizada nesta terça-feira (24). Quando for transformada em assentamento, a área de 901 hectares abrigará 30 famílias – a maioria já estava no local há mais de 40 anos.

A fazenda  havia sido desapropriada em 1998, mas o proprietário recorreu na Justiça e anulou o processo de desapropriação. Só no ano passado o impasse foi resolvido, com acordo entre o Incra e o proprietário do imóvel, homologado na Justiça Federal. Os próximos passos são a publicação da portaria de criação do assentamento, que será chamado Novo Horizonte, além do cadastro e homologação das famílias.

Conflitos

Durante os 14 anos de indefinição, houve vários despejos feitos por ordem judicial, espancamento de trabalhadores e até invasão de residência. O episódio mais grave aconteceu na noite do dia 9 de dezembro de 2007, quando a família de um posseiro foi espancada após ter a casa invadida por nove homens armados.

“Com a imissão de posse, estamos conquistando nosso pedaço de chão. Todo nosso sofrimento e o sangue derramado aqui valarem a pena. Nós agora vamos trabalhar tranquilos para sustentar nossas famílias, com dignidade”, disse João Luiz, um dos posseiros, durante a solenidade de assinatura do auto de imissão de posse.

Para o superintendente regional do Incra, Lenildo Morais, o ato representa a concretização da paz em uma área onde ocorreu um dos mais graves conflitos acompanhados pela autarquia. “Estamos partilhando essa felicidade junto com as famílias que, de agora em diante, vão produzir muito, em paz, com os incentivos do Incra”, destacou.

http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=17028:apos-14-anos-de-conflito-incra-na-paraiba-e-imitido-na-posse-da-fazenda-quirino&catid=1:ultimas&Itemid=278

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.