Cidadania Ribeirinha inicia mobilização no São Francisco

Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Matias Cardoso

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais inicia, nesta segunda-feira (23/1/12), o trabalho de mobilização social do Projeto Cidadania Ribeirinha (PCR) nas cidades de Itacarambi, Manga, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas. Até o dia 3 de fevereiro, a equipe do projeto visitará 12 localidades dos quatro municípios para articular ações voltadas para os três objetivos centrais do PCR: a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a melhoria das condições de vida dos ribeirinhos e a valorização do patrimônio cultural são-franciscano.

Esta será a primeira viagem de execução do projeto, depois de visitas às cidades para pesquisas de campo, realizadas em 2011. Além de mobilizar os ribeirinhos para a participação nos cursos e discussões do Cidadania Ribeirinha, a equipe vai preparar a logística das atividades, que serão desenvolvidas a partir de março. Outro objetivo é incentivar as comunidades a inscreverem projetos culturais no Programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), voltado para o Vale do São Francisco.

Entre as principais ações do Cidadania Ribeirinha, estão a oferta de curso de formação para o desenvolvimento sustentável nas 12 localidades do projeto-piloto; o desenvolvimento de projetos comunitários locais voltados para a intervenção em questões ambientais, culturais e econômicas; e a realização de discussões sobre o planejamento municipal nas sedes dos quatro municípios, com o objetivo de adequar as ações locais às estratégias do projeto de revitalização do São Francisco, proposto pelo Governo Federal.

Os projetos comunitários incluem coleta seletiva de lixo; limpeza, arborização e readequação de uso de áreas degradadas próximas aos cursos d’água; valorização do patrimônio cultural; e aproveitamento do potencial turístico. Além das sedes dos municípios, serão contempladas as comunidades Nhandutiba e Brejo de São Caetano (Manga), Gado Bravo e Pau Preto (Matias Cardoso), Vila Florentina e Fabião II (Itacarambi) e Palmeirinha e Manoel Vitório (Pedras de Maria da Cruz).

O Cidadania Ribeirinha é um dos projetos do Direcionamento Estratégico da ALMG e está em consonância com a diretriz estabelecida pela Assembleia para o biênio 2011/2012, de ser a voz dos mineiros no enfrentamento das desigualdades sociais no Estado. Itacarambi, Manga, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz foram escolhidas para o projeto-piloto por terem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios banhados pelo São Francisco. Depois, a metodologia e os resultados serão avaliados e as ações poderão ser replicadas em outras cidades do trecho mineiro do vale.

Estudantes do ensino médio, trabalhadores ligados às águas e agentes públicos municipais formam o público prioritário. O objetivo é que o projeto seja apropriado pelas comunidades, de forma a torná-las protagonistas de novas ações de preservação, o que garantirá ainda a sustentabilidade e continuidade do trabalho. O Cidadania Ribeirinha é realizado por meio da articulação institucional com entidades do poder público, empresas privadas e organizações não governamentais.

 

http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2012/01/18_cidadania_ribeirinha_release_moblizacao.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.