Brasil ganha ‘prêmio Fóssil do Dia’ na Conferência do Clima da ONU

ONGs o concedem a países que ‘se comportam mal’ em relação ao clima. Motivo da crítica é a possível aprovação do Código Florestal no Senado.

Dennis Barbosa Do Globo Natureza, em Durban

A liga internacional de ONGs Climate Action Network (CAN) concedeu, nesta sexta-feira (2), à delegação brasileira na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 17), em Durban, na África do Sul, o prêmio “Fóssil do Dia” por causa do Código Florestal, que pode ser aprovado na próxima semana no Senado. O texto é considerado por ambientalistas um estímulo ao desmatamento.

O “Fóssil do Dia” é uma ironia – é uma antipremiação para países que se “comportam mal” nas negociações climáticas.

“Quando o mundo assiste atônito à falta de urgência das negociações em Durban, em busca de uma solução global para uma ameaça global, alguns países são capazes de um nível de cinismo e falta de consideração com as consequências de suas próprias ações que nos deixa confuso”, diz comunicado da CAN publicado na internet.

“Se a nova lei florestal brasileira, agora no Congresso, for aprovada, será um desastre para as florestas do Brasil, para o clima, para os indígenas na Amazônia e no resto das regiões, para a preservação da biodiversidade e para serviços ambientais que não têm preço”, prossegue a justificativa de premiação.

Consultado sobre o que achava dessa manifestação, o negociador-chefe do Brasil, André Corrêa do Lago, disse que “é preciso dissociar o prêmio da negociação em si (em Durban)”.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/12/brasil-ganha-premio-fossil-do-dia-na-conferencia-do-clima-da-onu.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.