AM: Representantes querem reativar entidade indígena em São Gabriel da Cachoeira

Representantes de diversas etnias vão realizar assembleia geral para reativar entidade criada na década de 90

Reativar a União das Nações Indígenas do Distrito de Iauaretê (Unidi) no município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 km de Manaus).  Este é o objetivo de representantes da entidade que participaram de uma reunião na última terça-feira(23) em Manaus.  Eles pedem apoio dos governos municipal, estadual e federal para realizarem uma assembleia geral de reativação da entidade.

A reunião foi realizada na Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e mobilizou instituições como a Secretaria de Governo do Amazonas (Segov),  Fundo de Promoção Social (FPS), instância ligada à própria Segov,  e  outras secretarias de estado como de Assistência Social (Seas) e de Educação (Seduc).
A assembleia está prevista para ser realizada entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, na comunidade indígena Loiro. “É um dia de viagem de barco, desde a sede até a comunidade”, explicou o indígena e técnico do Departamento de Etno-desenvolvimento da Seind, Jurandir Tenharin.

A Unidi foi criada em 1994 e, depois de um longo período praticamente sem nenhuma atividade, procura se reestruturar novamente.   Mais de 17 comunidades e aproximadamente 4,2 mil indígenas esperam pela realização do encontro. São integrantes dos povos Tariano, Tukano, Arapasso,Dessano, Piratapuia, Hupda, Carapanã, Wanano e Piratapuyo.  O encontro também vai possibilitar que os governos apresentem as atuações e responsabilidades de cada um nos temas saúde, programas e projetos, direitos indígenas e manutenção de diversas culturas.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Representantes-entidade-Gabriel-Cachoeira-Amazonas_0_541746397.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.