Uma informação importante, que nem todas as pessoas têm: em 2008, Lula promulgou lei estabelecendo o piso nacional de R$ 1.187,97 para os professores. Seis estados recorreram à justiça, alegando inconstitucionalidade na decisão federal. No dia 6 de abril de 2011, o STF confirmou o piso nacional, mas – por mais absurdo que isso possa parecer – a decisão até hoje não foi publicada. Enquanto isso não acontece, Minas Gerais paga a seus professores e professoras R$ 369,00 de salário base! TP.
Maíra Gomes, comunicadora social
Segunda-feira, 22 de agosto de 2011. Este dia será marcado por mudanças na política de Minas Gerais. Foi ali que cerca de 80 famílias da Via Campesina ocuparam o prédio do INCRA MG, com suas bandeiras, crianças, esperança, colchões, barracas, força e vontade.
Os professores do estado de Minas Gerais são responsáveis por essa ilustre visita que a capital recebeu. O crédito também deve ser dado aos mais de 40 movimentos sociais, sindicais, estudantis que estão a mais de um mês construindo uma unidade que vai marcar história em Minas.
À noite, outras visitas foram feitas ao prédio, colorindo ainda mais a luta pela Educação.
A juventude trouxe sua emoção, agitação, ânimo e confiança. Com lágrimas nos olhos, estudantes se emocionaram e emocionaram os presentes, tendo plena consciência da importância e significância de sua participação neste grande momento os povos mineiros.
Entidades e movimentos sindicais sabem que a luta do professores é também sua e vieram se unir. Trazem sua experiência e afirmam que cada categoria está mobilizada e fará o que for preciso para obter a vitória.
Sempre ao lado do povo oprimido e excluído, a Igreja se mostra mais uma vez presente. Traz consigo seu poder se disseminação e mobilização das realidades vividas pelos professores nas salas de aulas e ao longo da luta, colaborando fortemente com importante tarefa de atravessar a grande mídia e fazer chegar à verdade aos brasileiros.
As mulheres vem à luta dizer que os trabalhadores em educação estão lutando também por elas, tendo sido a educação uma atividade exclusiva da mulher por tanto tempo. Apoiam e construem conjuntamente cada um dos passos a serem dados durante todo este processo.
E aquelas famílias, que na manhã de hoje chegaram à capital, trouxeram a coragem. A coragem e a esperança que tem sido tão importante para esses professores e todos esses movimentos que os estão apoiando. Sentimentos que ocupam cada um dos corações presentes nessa luta, cada um dos que construem um outro projeto para o Brasil, cada um dos que ocuparão as ruas da cidade de Belo Horizonte a partir de amanhã e que dominarão a cidade na quarta-feira. Sentimentos que faremos chegar aos corações de todos os cidadão de BH, de Minas Gerais, do Brasil.
http://minasemluta.blogspot.com/