Parlamento venezuelano aprova Lei contra a Discriminação Racial

Imagen activaCaracas, 23 ago (Prensa Latina) A Assembleia Nacional de Venezuela aprovou em segunda e definitiva discussão a Lei Orgânica contra a Discriminação Racial, norma que promove a igualdade de direitos e liberdades.

O texto sancionado em sessão extraordinária estabelece a criação do Instituto Nacional Contra a Discriminação Racial, entidade encarregada de executar políticas públicas em matéria de prevenção e erradicação do flagelo.

Ademais, inclui sanções para quem incorram em práticas racistas, bem como a convocação aos meios de comunicação a transmitir programas promotores da igualdade.

Antes de chegar ao Parlamento a Lei foi submetida a consulta popular.

Trata-se de uma norma inclusiva, saída do debate nas comunidades e não de elites como ocorria antes da chegada de Hugo Chávez à presidência, quando os discriminados nem sequer podíamos sair a protestar, comentou a Prensa Latina Juan Piñango, ativista da Rede de Afrodescendentes Venezuelanos.

Para o jovem dirigente, a lei reivindica ademais décadas de lutas, a partir do estabelecimento de mecanismos para prevenir, sancionar e eliminar o racismo em suas diferentes manifestações.

Na sessão extraordinária desta segunda-feira, o Parlamento também aprovou créditos para programas sociais, o reparo do Capacete Histórico de Caracas e a construção de moradias.

http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=317149&Itemid=1

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.