ONU intensifica ajuda de emergência para Somália

Milhares de deslocados pela seca na Somália estão buscando abrigo na capital Mogadíscio. Foto: ONU.
Milhares de deslocados pela seca na Somália estão buscando abrigo na capital Mogadíscio.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) declarou nesta quinta-feira (21/07) que vai começar a enviar suprimentos vitais para a Somália através de transportes aéreos, além de abrir novas rotas terrestres para levar ajuda a milhões de necessitados no país.

Na quarta-feira (20) a ONU anunciou que duas regiões do país do Chifre da África estão em situação de fome e pediu por mais recursos e suprimentos de ajuda, que devem ser enviados com urgência.

“Há uma situação de vida ou morte aqui na Somália”, alertou a Diretora Executiva do PMA, Josette Sheeran, durante uma visita à capital do país, Mogadíscio. Ela afirmou que as pessoas no sul do país estão muito doentes e fracas para buscar alimentos, e disse que a agência está trabalhando para encontrar a melhor maneira de enfrentar suprimentos de ajuda o mais rápido possível.

Crise afeta metade da população

Estima-se que quase a metade da população somali – 3,7 milhões de pessoas – esteja sofrendo com a crise, a maioria no sul do país. O PMA atualmente alcança 1,5 milhão de pessoas e busca abranger um número maior em regiões ainda não acessíveis. A agência elogiou a recente declaração do grupo Al-Shabaab, que controla áreas do sul da Somália, de que a ajuda humanitária agora terá o acesso permitido na região.

O Subsecretário-Geral para Assuntos Políticos, B. Lynn Pascoe, também visitou a Somália com o objetivo de mostrar solidariedade às pessoas do país. Ele se reuniu com lideranças somalis para discutir uma séries de questões políticas. “Esta é uma fome terrível, crianças estão literalmente morrendo nas estradas, há uma desnutrição generalizada”, declarou Pascoe ao retornar de sua viagem.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), os atuais conflitos e a seca recente forçaram mais de 160 mil somalis a buscar ajuda em países vizinhos. A agência intensificou seus esforços na região para reduzir o tempo de espera, registrar os recém-chegados e assegurar que as pessoas recebam refeições, além de fornecer ajuda especialmente para crianças e mulheres grávidas.

Como ajudar

Doações podem ser feitas por meio do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) – escolher Somália -, do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

http://www.onu.org.br/onu-intensifica-ajuda-de-emergencia-para-somalia/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.