Norte e Nordeste concentram maior índice de estudantes que estão atrasados na escola

O percentual de estudantes que estão atrasados na escola é maior nos estados do Norte e Nordeste. No Pará, quase 40% dos alunos do ensino fundamental não cursam a série adequada para sua idade, enquanto a média nacional é de 23,6%. No ensino médio, o problema atinge quase 60% dos alunos paraenses. É o que apontam as taxas de distorção idade-série do Censo Escolar 2010. O indicador mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária. Bahia e Sergipe também têm altos índices: 38,1% e 37,9%, respectivamente.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado do Pará, o governo está desenvolvendo “ações de curto, médio e longo” prazo para resolver o problema. Uma delas é o projeto de aceleração nas escolas da rede estadual que promove a reorganização dos estudantes no período de três anos para correção de fluxo.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação de Sergipe disse que reconhece a alta taxa de distorção idade-série no estado e afirma que o problema é causado pelos “índices elevados de reprovação e abandono”. O órgão também destacou que desde 2005 já desenvolve um programa para correção de fluxo e está investindo em projetos que “causem impacto direto na gestão da sala de aula”, mas que os resultados “não aparecem de imediato”. A Secretaria de Educação da Bahia foi procurada pela Agência Brasil, mas não se manifestou sobre o problema até a publicação desta matéria.

Pela legislação que organiza a oferta do ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio. De 2008 a 2010, o percentual de alunos que não estão na série adequada registrou leve alta. A taxa passou de 22,1% no ensino fundamental, em 2008, para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008 e foi e chegou a 34,5% no ano passado.

Na outra ponta, o estado com a menor taxa de distorção idade-série no ensino fundamental é São Paulo: 8,4% dos alunos desta etapa não cursam a serie adequada a sua idade. Em seguida aparecem Paraná (14,8%) e Santa Catarina (15,2%). As três unidades da federação também têm os menores índices no ensino médio, sendo os estudantes catarinenses os com melhor resultado: 16,4% estão atrasados na escola.

Confira as taxas de distorção idade-série por estado:

Ensino fundamental

São Paulo 8,40%
Paraná 14,80%
Santa Catarina 15,20%
Distrito Federal 17,90%
Mato Grosso 18,30%
Minas Gerais 19,30%
Espírito Santo 20,60%
Goiás 21,70%
Rio Grande do Sul 22,60%
Roraima 22,80%
Tocantins 22,80%
Ceará 25,50%
Rondônia 26,90%
Mato Grosso do Sul 27,00%
Amapá 27,10%
Rio de Janeiro 28,00%
Acre 29,10%
Pernambuco 29,70%
Maranhão 30,50%
Rio Grande do Norte 31,10%
Paraíba 34,50%
Piauí 34,80%
Alagoas 35,40%
Amazonas 35,80%
Sergipe 37,90%
Bahia 38,10%
Pará 39,90%

Ensino médio

Santa Catarina 16,40%
São Paulo 18,10%
Roraima 23,50%
Paraná 23,90%
Espírito Santo 25,10%
Distrito Federal 29,40%
Rondônia 30,30%
Rio Grande do Sul 30,50%
Minas Gerais 31,30%
Mato Grosso do Sul 33,10%
Goiás 33,60%
Tocantins 34,20%
Ceará 34,70%
Mato Grosso 35,50%
Acre 36,30%
Paraíba 41,70%
Amapá 42,60%
Rio de Janeiro 43,50%
Rio Grande do Norte 45,40%
Maranhão 48,30%
Pernambuco 49,10%
Alagoas 49,40%
Bahia 49,70%
Amazonas 51,00%
Sergipe 51,60%
Piauí 56,70%
Pará 59,20%

Reportagem de Amanda Cieglinski, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 14/07/2011

http://www.ecodebate.com.br/2011/07/14/norte-e-nordeste-concentram-maior-indice-de-estudantes-que-estao-atrasados-na-escola/

 

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