Neppi segue com as atividades durante férias acadêmicas

No período das férias acadêmicas, o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (Neppi/UCDB) segue com suas atividades. De 11 a 13 de julho o coordenador do Programa Kaiowá Guarani, Dr. Antonio Brand, participa da IX Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. No dia seguinte, 14 de julho, o professor Brand participa de uma mesa-redonda na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Em ambos os eventos apresentará pesquisas desenvolvidas no Neppi.

No dia 8, o professor Brand participa da banca de doutorado do índio Terena, que cursou graduação e mestrado na UCDB, Wanderley Dias Cardoso. A defesa será na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Enquanto isso, os demais pesquisadores do Neppi encerram mais um ciclo de pesquisas, orientando os acadêmicos de iniciação científica, que entregam seus artigos e relatórios até o dia 5 de agosto. São oito acadêmicos dos cursos de História, Jornalismo, Filosofia e Pedagogia.

Neste período o Neppi trabalha ainda na organização do IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade, que se inicia na noite do dia 15 de agosto, se estendendo até 18 do mesmo mês e recebe resumos até o dia 7 de junho. Realizado pelo Projeto Rede de Saberes, este ano o tema do seminário é “Saberes tradicionais e formação acadêmica”. Durante o dia 15 de agosto o Rede realiza também do V Encontro de Acadêmicos Indígenas de Mato Grosso do Sul, na UCDB.

SOBRE O PROJETO REDE DE SABERES

O Projeto Rede de Saberes apoia a permanência de indígenas no ensino superior, atuando por meio de parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS). Porém, acadêmicos das outras universidades do estado também participam dos eventos promovidos pelo Rede de Saberes, que alcança assim mais de 600 indígenas universitários em MS. O Rede de Saberes estimula e orienta a iniciação científica, têm laboratórios de informática, oferece cursos de extensão, monitorias e auxilia na cópia e impressão de material. O coordenador geral é o professor da UCDB, Doutor em História, Antonio Brand.

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.