Pressionados para sair de invasão, indígenas do Tarumã tentam audiência na sede do governo

Prazo para que indígenas saiam da área invadida no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, termina nesta terça-feira

Um grupo de indígenas representando as famílias que ocupam uma área de proteção ambiental no loteamento Paraíso Tropical, no bairro Tarumã, em Manaus, tentou nesta terça-feira (17) ser recebido, sem sucesso, pelo vice-governador José Melo, na sede do governo.

De acordo com a Agência de Comunicação do Estado (Agecom), José Melo estava cumprindo agenda de compromissos externos.

Os indígenas foram, então, recebidos pela chefia do gabinete do vice-governador, que se comprometeu em agendar uma futura reunião com Melo.

O prazo para a saída dos indígenas termina na tarde desta terça-feira.  A notificação foi dada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para a Fundação Nacional do Índio (Funai) na semana passada.

De acordo com a Agecom, o Coordenador Interino do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que tenta dar uma solução aos indígenas que ocupam uma área de proteção ambiental no loteamento Paraíso Tropical, no bairro Tarumã, em Manaus, reconhece que “não se pode simplesmente expulsar os indígenas da área”.

Aquiles Andrade, coordenador do GGI, deu a declaração nesta terça-feira (17), após a visita do grupo de indígenas.

“Apesar de ser um caso de âmbito jurídico, a desocupação demanda uma ação social.  Não podemos simplesmente expulsá-los da área, por isso existem outras situações agregadas, por exemplo, o local onde serão assentados”, afirmou o Andrade, em declaração publicada na nota enviada nesta terça-feira pela Agência de Comunicação (Agecom), sobre a visita dos indígenas na sede do governo do Amazonas.

Funai

Os indígenas não aceitaram proposta anterior, apresentada pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), de serem deslocados para uma área de aproximadamente 150 hectares próxima ao município Novo Airão.

O prazo dado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para a saída dos indígenas encerrou nesta terça-feira.  A retirada deve ser realizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

A reportagem tentou falar com Nati Tukano, uma das lideranças dos indígenas do Paraíso Tropical, mas ela disse que quem responde pelo assunto a Funai.

Ela disse apenas que os indígenas aguardarão a reunião que será marcada na sede do governo.

O acritica.com não conseguiu falar com Odiney Hayden, coordenador da Funai em Manaus.  Ele não atendeu às ligações feitas ao seu celular e aos números fixos da Funai.

 

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=384411

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.