Truculência da polícia marca ato de 13 de maio em SP

O Comitê Contra o Genocídio da População Negra – SP promoveu uma grande manifestação pública de protesto na tarde desta sexta feira, 13 de Maio, Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

O Ato de 13 de Maio de Luta, que aconteceu na Praça Ramos, em frente ao Teatro Municipal, na capital paulista, teve seu início marcado pela truculência policial.

12 viaturas da PM com um efetivo de cerca de 30 homens fortemente armados tentaram impedir a manifestação, e aprenderam faixas e banners onde constavam denúncias acerca do grande de número de jovens mortos pela polícia.


Em sua abordagem, os policiais disseram se sentir “ofendidos” pelas frases e charges expostas nos materiais e que tal ação se caracterizaria como “apologia à violência”.

Apesar da tentativa de diálogo por parte dos ativistas e da grande concentração de pessoas que cercaram policiais para manifestar apoio ao movimento, a PM apreendeu cartazes e banners.
Advogados e parlamentares foram mobilizados quase imediatamente. Ivan Valente (Psol), Adriano Diogo (PT), Leci Brandão (PCdoB) e Zé Candido (PT), ao lado de um comando do movimento, passaram a negociar com os policiais, que recuaram, mas não devolveram o material apreendido.

Ânimos exaltados e protesto contra o racismo e por justiça

Entre 12h e 20h, a mobilização que reuniu diversos movimentos negros, movimentos populares e sindicatos, dialogou com mais de 10 mil pessoas, que em vários momentos lotaram a manifestação. Discursos de lideranças e Intervenções artísticas de poesia, rap e dança afro emocionaram aqueles que paravam para participar do Ato.

Um dia antes, na ALESP

Um comando com organizações que compõem o Comitê Contra o Genocídio levou uma carta com reivindicações para um grupo de deputados da ALESP. Entre as exigências, foram encaminhadas a construção de uma audiência pública sobre o genocídio da população negra, além de uma campanha pela abertuda de uma CPI das policias e milícias em São Paulo. Além dos movimentos que compõem o COMITÊ, estiveram presentes os deputados Adriano Diogo, Zé Candido, Simão Pedro e representação de Leci Brandão, Carlos Granna e Alencar.

 

http://lianotrampolim.blogspot.com/2011/05/truculencia-da-policia-marca-ato-de-13.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.