“Beco” mostra vida de famílias que moram em lixão sobre a água

Leonardo Sakamoto

Gostaria de sugerir um documentário muito bom. Idealizado por Fernanda Preto e dirigido por Bruno Jorge, “Beco” traz a vida em um igarapé transformado em lixão na capital do Estado do Amazonas.

Sinopse: Trata-se de um longa-metragem de 75 minutos que se passa numa comunidade de palafitas localizada em cima de um igarapé do Rio Negro transformada em depósito de lixo urbano. O local contém as ruínas do quê já foi a terceira estação de bombeamento de água do Brasil e que abastecia 80% da cidade de Manaus. Hoje, abandonada, foi transformada praticamente em um esgoto a céu aberto, onde vivem dezenas de famílias em casas de madeira suspensas prestes à tombarem. Muitas delas sobrevivem de recolher o lixo, como latas e fios de cobre. O governo determinou que irá retirar essas famílias e aterrar os Igarapés antes do início da Copa do Mundo do Brasil de 2014 – na qual Manaus será uma das sedes.

Antes que isso aconteça, o filme traz uma crônica social desse espaço à partir de uma imersão na vida de nove famílias que lá habitam. O fio narrativo da história é sustentado pelo cotidiano de Liliane, uma jovem de 24 anos, grávida, com quatro filhos e que leva três deles na proa de sua canoa para acompanhá-la no recolhimento de latinhas no igarapé. O documentário mergulha em questões delicadas como família, religião e miséria numa atmosfera extremamente hostil para a vida em comunidade e, com isso, construir um mosaico de imagens poéticas complexo e perturbador.

Filmes como esse são ótimos para levantar o debate sobre os efeitos colaterais do Santo Progresso a Qualquer Custo, padroeiro da desigualdade social. A idéia foi adiantar aqui para deixar o pessoal com vontade. O documentário vai rodar festivais dentro e fora do Brasil. Vou divulgando no meu Facebook a programação na medida em que for sendo divulgada.

http://blogdosakamoto.uol.com.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.