Apaches furiosos acusam Obama de racismo

Apaches furiosos acusam Obama de racismo
O presidente da tribo apache, Jeff Houser

 

Chamar “Geronimo” à operação contra Bin Laden vem na linha de chamar “Cruzada” às invasões do Afeganistão e do Iraque, como em tempos fez George W. Bush: uma gaffe monumental. Contra esta indignaram-se a seu tempo os povos árabes. Contra a nova gaffe protestam agora os índios norte-americanos, nomeadamente em carta aberta do presidente da tribo apache.

A carta aberta foi publicada pelo líder apache, Jeff Houser, no sítio oficial da tribo, http://www.fortsillapache-nsn.gov/no. E está a dar brado nos Estados Unidos, porque o cacique índio não está com meias palavras e acusa Barack Obama de racismo. Ao baptizar com o nome de “Geronimo” a operação para liquidar Bin Laden, Obama terá lançado contra a tribo apache um verdadeiro insulto. Isto foi, diz Houser, sem medo dos superlativos, “o mais racista que já nos aconteceu”. E explica: “A identificação de Geronimo com Osama bin Laden, um genocida e um cobarde terrorista, é dolorosa e ofende a nossa tribo e todos os indígenas”.

Houser mostra-se satisfeito e “agradecido” por as forças norte-americanas terem obtido êxito na operação contra Bin Laden, mas, acrescenta na carta, “associar o nome de Geronimo a um terrorista internacional é coisa que apenas faz perpetuar os estereótipos sobre os Apaches”. E prossegue lembrando a origem desses estereótipos: “No século XIX, Geronimo e o povo Apache Chiricahua eram descritos como selvagens. A descrição era usada como justificação para deportá-los das suas terras e aprisioná-los depois”.

Houser reclama, da parte do inquilino da Casa Branca, a apresentação de um formal pedido de desculpas à tribo apache, por ter amalgamado com Bin Laden o nome do seu dirigente histórico, Geronimo, ainda hoje considerado um combatente da libertação índia. e sublinha que aquele líder da resistência apache, ao contrário de Bin Laden, sempre enfrentou os seus inimigos em campo aberto e não por via de conspirações e atentados.

Também Jefferson Keel, presidente do Congresso Nacional dos Índios (NCAI) protestou, afirmando, em palavras citadas por Sipegel on-line, que “relacionar um guerreiro índio com Bin Laden não é uma versão rigorosa da História e reduz o significado ddos indígenas no nosso Exército”.

Geronimo foi um líder tribal dos Apaches, nascido em 1829, de coragem lendária no combate à colonização das terras índias, contra os exércitos mexicanos e estado-unidenses, até 1886. Toda a sua família foi morta por soldados mexicanos e ele próprio caíu prisioneiro  do exército dos Estados Unidos, acabando os seus dias numa reserva.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?t=Apaches-furiosos-acusam-Obama-de-racismo.rtp&article=439076&layout=10&visual=3&tm=7

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.