A Mesa de Articulação de Associações Nacionais e Redes Regionais de ONGs da América Latina e Caribe, considerando a urgente necessidade de fortalecer as organizações da sociedade civil e a consolidação das experiências de participação cidadã que estão sendo gestadas em nossa região, deseja reiterar, mediante esse pronunciamento, seu compromisso com a defesa da democracia e alertar sobre o aumento de ameaças a essas organizações e as tentativas de restringir sua ação:
Nessa perspectiva:
1. Reafirmamos o valor de autonomia das Organizações Não Governamentais (ONGs) e dos movimentos sociais em relação ao Estado, às Igrejas, aos partidos políticos e às organizações internacionais, como condição essencial para operar sem coação de nenhum tipo. Queremos expressar nossa exigência por um reconhecimento explícito das ONGs como atores do desenvolvimento e da democracia em nossos países.
2. Saudamos como um primeiro passo no sentido correto, a recente decisão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) de criar uma relatoria para as/os defensores de direitos humanos. É uma reação plenamente justificada ante o alarmante aumento de ameaças, assassinatos e desaparições sofridas por membros das Organizações da Sociedade Civil. (mais…)