Movimento em defesa do Código Florestal e da vida realiza vigília amanhã, na Bahia

Manifestação, que conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, pretende informar à sociedade baiana os riscos que o meio ambiente está correndo com a aprovação do parecer do deputado Aldo Rebelo na comissão especial instituída na Câmara Federal

Amanhã, dia 08 de julho, às 9 horas, na Praça Municipal, em frente ao elevador Lacerda, organizações da sociedade civil da Bahia realizarão uma vigília para protestar contra mudanças catastróficas que estão para acontecer na legislação ambiental brasileira. Se esta proposta for efetivamente aprovada, comprometerá irreversivelmente bens fundamentais para a manutenção da vida no Planeta Terra, como a água, as florestas, a biodiversidade e a regulação do clima.

A Comissão Especial do Código Florestal na Câmara dos Deputados aprovou no dia 6 de julho diversas mudanças na legislação atual. Estas, defendidas pela bancada ruralista e pelo setor do agronegócio, haviam sido compiladas em um relatório apresentado pelo deputado Aldo Rebelo no início de junho. O texto aprovado pela Comissão segue agora para o plenário da Câmara dos Deputados, mas ainda não tem data definida para entrar em votação.

Entre as mudanças mais perigosas para o meio ambiente, estão a anistia para quem desmatou até 2008, o fim da reserva legal para propriedades de até quatro módulos*, a diminuição das Áreas de Preservação Permanente e a autorização para que Estados e municípios legislem sobre o assunto.

A Fundação SOS Mata Atlântica vem acompanhando as discussões sobre o Código Florestal desde o início e em março deste ano lançou a campanha Exterminadores do Futuro, que tem por objetivo proteger a legislação ambiental brasileira, monitorando o andamento de leis e decretos e o comportamento dos parlamentares sobre temas que interfiram na proteção dos biomas brasileiros,   Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Amazônia, Pampa e Zona Costeira e Marinha.

“Iniciativas como esta são fundamentais para mostrar para a população o que está acontecendo em Brasília e como alguns deputados vem destruindo o meio ambiente e ameaçando nosso futuro”, disse Mario Mantovani, diretor de políticas públicas da Fundação. “Os brasileiros estão preocupados com seu patrimônio natural e não querem ver as leis ambientais destroçadas, mas muitas vezes nem ficam sabendo o que acontece no Congresso. Por isso essas mobilizações regionais são tão importantes”.

* Na Bahia – 1 módulo = 30 ha em média

VIGÍLIA PELO CÓDIGO FLORESTAL
DATA: 08 de julho, quinta-feira, às 9 horas
LOCAL: Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda – Salvador (BA)

Contato:
GAMBA, Renato Cunha (71) 9983-2871
Instituto Buzios – Marcos Mendes – 71 9188-3889
Movimento Agricultura Familiar – Adriana Margutti – 71 9163-8451

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.