Índio é assassinado no Sul da Bahia

Um índio Pataxó foi morto a golpes de facão na noite deste domingo (28) dentro de um bar em Itamaraju, a 733 km de Salvador. Ubaldo Ferreira da Conceição, 28 anos, foi degolado por um homem que já foi identificado, mas seu nome não foi divulgado pela polícia.

Segundo informações da Delegacia Territorial de Itamaraju, havia outras pessoas no bar no momento do crime, mas as únicas testemunhas do homicídio se recusam a prestar depoimento sobre o assassinato. De acordo com os policiais que investigam o caso, o suspeito já está sendo procurado e ainda hoje seu nome deve ser divulgado.

Ubaldo fazia parte da tribo Pataxó, na Aldeia Trevo, do Parque Nacional Monte Pascoal. Segundo o cacique Patibury Adilson Santana, “ele saiu do Parque, foi para a estrada para beber no bar e não temos ideia do motivo da morte dele. Ele era muito querido, muito trabalhador e não tinha inimigos, a família está muito abalada”. 

Ainda de acordo com Patibury, apesar de ser a primeira vez que um membro da tribo é assassinado, é comum a violência contra os índios na região. “O principal motivo de discriminação é a disputa pelos territórios com os fazendeiros, mas não somos inimigos de ninguém, apenas queremos o que é nosso”.

O corpo de Ubaldo deve ser sepultado ainda nesta segunda-feira (29), depois de ser liberado do Instituto Médico Legal do município.

http://associacaodeusefiel.blogspot.com/2011/08/indio-e-morto-no-sul-da-bahia-do-g1-um.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.