Dica de Leitura: Um Quilombo no Leblon (RJ)

Um quilombo no Leblon - capa

Você sabia que no bairro do Leblon teve um quilombo? E que o dono da chácara que abrigava escravos fugidos era um comerciante de malas que cultivava camélias? Que graças a isso a flor virou o símbolo do moviento abolicionista? Confesso minha ignorância, eu não sabia!

Me encantei com a história em que se baseia o livro Um Quilombo no Leblon da Pallas Editora, a primeira dica “oficial” depois da recente parceria.

O livro é tudo que eu imaginava mesmo.  Leve, divertido, com muita informação mas sem deixar a aventura de lado, mostra um pedaço não muito conhecido da nossa História numa linguagem bem apropriada para as crianças maiorezinhas. Através dos três personagens principais: Mariana, Godofredo e Zezinho, a autora Luciana Sandroni mistura fatos e personalidades reais a outros fictícios para contar a história real de José de Seixas Magalhães, comerciante e abolicionista. Ele ajudava e escondia escravos fugidos em sua chácara no Leblon, onde cultivava camélias.

O casal foge de uma fazenda em São Paulo para se refugiar na chácara no Rio e nessa aventura, tudo para eles, que nasceram e viveram no mesmo lugar, é novidade. Para as crianças que lêem a história, acostumadas à internet, celular e televisão, acontece o mesmo. Tudo naquele Brasil é diferente do que elas conhecem e que vão descobrindo no desenrolar da trama. Por isso é tão bacana o livro trazer um glossário com biografias de personagens, fatos importante e fotos da época, situando o pequeno leitor no tempo e no espaço.

Um quilombo no Leblon

 

 

 

 

 

 

 

 

É ou não é uma forma divertida e deliciosa da garotada aprender um pouco sobre a nossa História?

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Título | Um Quilombo No Leblon
Autor | Luciana Sandroni
Ilustrador | Carla Irusta
Editora | Pallas Editora
Páginas | 112
ISBN | 978-85-347-0453-3
Idioma | Português
Formato | 18,5×23,5cm

Dica de Leitura: Um Quilombo no Leblon

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.