Secma participa de debate sobre evento nacional voltado a políticas públicas para povos de terreiros

O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), sediou reunião para articulação da Oficina de Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro, promovida pelo Ministério da Cultura, com o apoio de parceiros. De âmbito nacional, o evento acontecerá em São Luís nos dias 27 a 30 de outubro e reunirá 150 lideranças de terreiros, gestores públicos e convidados.

Mais de 70 líderes de terreiros foram expor sua opinião na reunião, realizada nesta terça-feira (2), e que contou com presença do secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique Bulcão; do assessor da Secma, Jeovah França; e do diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Sebastião Cardoso. “O Maranhão deve muito de sua riqueza cultural aos negros, que também são responsáveis pela difusão dos terreiros em todo o estado. Por isso, estamos aqui para reafirmarmos a parceria em torno desse trabalho, que vai garantir um debate mais aprofundado sobre esse segmento”, declarou Luís Bulcão.

Também participaram o assessor técnico da Secretaria Nacional de Promoção de Igualdade Racial, Nilo Nogueira; a coordenadora de Povos e Comunidades Tradicionais, Josilene Brandão; o coordenador Geral de Culturas Populares e Tradicionais, Marcelo Manzatti; representantes da Federação de Umbanda do Maranhão, Biné Gomes; da Comissão Maranhense de Folclore, Leni Oliveira; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e Isaunira Nunes; e a técnica do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan nacional, Desirée Tozi.

A oficina servirá para jogar luz sobre a realidade dos povos de terreiros. O objetivo é subsidiar políticas culturais para o segmento que permitam a preservação do patrimônio cultural, fomento e sustentabilidade, direitos civis, culturais e organização social. Além de garantir uma maior visibilidade para as práticas culturais dos povos tradicionais de terreiro, por meio da preservação de suas tradições, ritos, festas e musicalidade, o foco é a difusão de seus saberes seculares.

“A Oficina irá formalizar políticas nacionais de cultura que atendam às necessidades das comunidades tradicionais de terreiro por meio do diálogo entre estas comunidades, a Secretaria de Cultura e os parceiros”, declarou Nilo Nogueira, assessor técnico da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial. E ele complementou: “As comunidades possuem uma importante gama política e, por isso, precisam de ações implementadas de inserção social, produtiva e de apoio cultural e o Governo é um dos grandes instrumentos deste processo”.

Para Marcelo Manzatti, coordenador geral de Culturas Populares e Tradicionais, a Oficina permitirá que se construam políticas públicas eficazes. “O evento irá apontar diretrizes para melhorar o contexto onde acontecem manifestações dos povos tradicionais de terreiro”, destacou.

Com informações da Secom/Governo do Estado.

Enviada por Edmilson Pinheiro.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.