A luta contra a PEC 215, por Elaine Tavares

Cimi

No sistema capitalista de produção a humanidade só tem sentido se estiver a serviço das coisas. Da mesma forma, os trabalhadores em geral só são considerados como produtores de coisas que, por sua vez, farão a riqueza daqueles que são os donos dos meios de produção. A vida da pessoa que produz coisas para os donos das empresas ou das terras não tem a menor significação. Ela só vale enquanto estiver em condições de produzir e gerar lucro. Se não estiver girando essa roda, a pessoa em si não importa. Essa é uma verdade inquestionável dentro do sistema capitalista. E é por isso que pessoas como os índios, por exemplo, não tem a menor importância para quem defende esse sistema. Para essas pessoas, o índio é um inútil, não produz coisas, não garante lucro, logo, é passível de ser exterminado. (mais…)

Ler Mais

OEA recebe denúncias de violações sistemáticas do direito à água por projetos de mineração e hidrelétricas nas Américas

Justiça Global

Washington, Estados Unidos – A sociedade civil chama a atenção da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a crescente pressão sobre os recursos naturais para o desenvolvimento de atividades extrativistas, nas quais se destacam a mineração e a construção de barragens. Estes processos, que têm gerado uma violação sistemática do direito à água na América Latina, serão tema da audiência da CIDH, na capital dos Estados Unidos, às 18h15 (horário de Brasília), com transmissão online ao vivo. (mais…)

Ler Mais

Jogos Indígenas: um mundo de contradições, por Egon Heck

Egon Heck, do Secretariado Nacional, Cimi Regional Goiás/Tocantins

Na semana em que acontece a abertura do I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, lideranças denunciam na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), o genocídio de seus povos em várias regiões do Brasil e, principalmente, no Mato Grosso do Sul. Neste mesmo estado, na Assembleia Legislativa, foi instalada a “CPI do Genocídio”. (mais…)

Ler Mais

Sem Terra entram com requerimento para barrar pedido de reintegração de posse no MT

As mais de mil famílias estão ocupando a fazenda Saco do Céu, no município de Nova Andradina, desde o dia 21 de agosto de 2015.

Da Página do MST

Cerca de mil famílias Sem Terra que ocupam a fazenda Saco do Céu, localizada no município de Nova Andradina (MS), na região de Nova Casa Verde, desde o dia 21 de agosto decidiram em assembleia entrar com um requerimento, pedindo ao Juiz de Direito da 2ª Vara Cível do Foro da Comarca de Nova Andradina, a suspensão da reintegração de posse da área. (mais…)

Ler Mais

Feira da Reforma Agrária debate impactos dos agrotóxicos e transgênicos

Seminário reuniu pesquisadores e especialistas de diversas entidades, que analisaram os efeitos desses alimentos no Brasil e no mundo.


Por José Coutinho Júnior, da Página do MST

Além da venda de produtos e da programação cultural, a 1a Feira Nacional da Reforma Agrária é palco de debates e seminários. Na manhã desta sexta-feira (23) ocorreu o seminário “a realidade dos agrotóxicos e transgênicos no Brasil e seus impactos sobre a saúde humana e ambiente”. (mais…)

Ler Mais

Instituições seguem ENSP em repúdio à portaria do MTE sobre uso do amianto

Informe ENSP

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva, por meio dos Grupos Temáticos Saúde do Trabalhador (GTST/Abrasco) e Saúde e Ambiente (GTSA/Abrasco), e o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) torna público seu repúdio à Portaria Nº 1.287, de 30 de setembro de 2015, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que ao instituir, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, a Comissão Especial para Debater o Uso do Amianto no Brasil, sob o prisma do uso seguro (grifo nosso), age de forma unilateral, desrespeitosa e irresponsável, desconsiderando todo um longo e árduo processo de lutas e de avanços rumo ao banimento do uso do amianto no Brasil. As instituições seguem o posicionamento da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca que já declarou, em nota oficial publicada em 5 de outubro, seu total desacordo com tal portaria. É importante lembrar que a Abrasco e o Cebes são parceiras da ENSP na construção de um sistema de saúde público e de qualidade para todos. Confira, abaixo, as íntegras das notas da Abrasco/Cebes e da ENSP/Fiocruz. (mais…)

Ler Mais

Mais um participante do Masterchef é vítima de comentários maliciosos nas redes sociais, desta vez de gênero

D1v4s

Oi manas, estou aqui mais uma vez pra quebrar o clima de brincadeira da página pra falar de algo que julgo necessário.

Na noite de terça estreou a nova temporada do MasterChef em sua versão Jr, e nas redes sociais aconteceram alguns fatos desagradáveis. Para começar, uma enxurrada de comentários machistas sexualizavam uma das participantes, sim, caras mais velhos estavam falando abertamente sobre seus desejos sexuais para com uma garota de 12 anos. Vocês podem conferir isso melhor aqui, aqui também e aqui. (mais…)

Ler Mais

MG – PL 2.946/2015 será debatido em audiência pública na ALMG, no dia 27/10, às 10h

No próximo dia 27 será realizada uma Audiência Pública na ALMG, ás 10 horas para discutir o Projeto de Lei nº 2946/2015, que estamos chamando de AI-5 Ambiental e que foi encaminhado em regime de urgência pelo Governador Pimentel sem ter sido compartilhado com o COPAM e com a sociedade. Esse PL altera radicalmente o sistema e a política ambiental  de Minas Gerais para “destravar” e agilizar licenciamentos e não permitir a participação da população que será atingida pelos empreendimentos. (mais…)

Ler Mais

Parceria com o Google possibilitará o georreferenciamento de comunidades quilombolas

Daniel Gomes, FCP

Nesta quinta-feira (22), a presidenta da Fundação Cultural Palmares Cida Abreu, se reuniu com o Diretor Executivo da Equipe de Conservação da Amazônia, Vasco M. Van Roosmalen. Trataram do protocolo de intensões para viabilizar um programa de georreferenciamento das 2.607 comunidades tradicionais quilombolas certificadas pela autarquia. A reunião também foi acompanhada por Juliana Dib Rezende, representando o Google Earth Solidário. (mais…)

Ler Mais