Indígena é morto no Mato Grosso do Sul em meio a tensão com fazendeiros, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

Um indígena foi assassinado em uma fazenda no município de Antônio João, no Mato Grosso do Sul, neste sábado (29). De acordo com o Conselho Indigenista Missionário e com a Aty Guasu, que reúne lideranças Guarani Kaiowá, Simião Vilhalva foi morto por fazendeiros, que tentavam retomar uma fazenda ocupada que é reivindicada como território tradicional da comunidade Nhanderu Marangatu. Os produtores rurais negam.

A polícia afirma que não é possível ainda apontar a causa da morte, nem os executores. Uma reunião com dezenas de fazendeiros precedeu a ação dos proprietários rurais acusada de resultar na morte.

O antropólogo Spensy Pimentel, professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu, e especialista na questão Guarani Kaiowá, falou com o blog sobre o caso e as razões da violência contra indígenas no estado.

Ele afirma que enquanto não houver um engajamento real do governo federal e da Justiça, incluindo a desapropriação de imóveis rurais, não haverá paz na região. E explica que nem indígenas, nem fazendeiros irão desistir.

Veja o vídeo com a entrevista:

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.