Dia do Rádio: “É uma satisfação falar do nosso jeito”, conta cacique radialista

Por Beth Begonha

A Rádio Tupinambá faz parte de um projeto desenvolvido pelo governo estadual com o objetivo de aumentar a comunicação entre a população que ocupa essa terra indígena do Povo Tupinambá. No ar há menos de um mês a rádio já tem se mostrado um instrumento eficaz não só no que diz respeito à informação, mas também um forte elemento de reativação da cultura desse povo indígena.

Na programação, além de notícias e mensagens, há entrevistas que contam a história de luta desse povo que desde a chegada dos primeiros colonizadores estrangeiros tem sido intensamente atingido pela ganância dos não indígenas sobre suas ricas e belas terras, encravadas entre o mar e a montanha na Bahia. A rádio também toca músicas de artistas da etnia, promovendo assim o resgate e o reforço da língua tradicional hoje falada por poucos, mas mantida através de cânticos e rezas.

Para comemorar o Dia do Rádio, o programa Amazônia Brasileira conversou com o comunicador da Rádio Tupinambá, Jaborandy Tupinambá, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a importância desse veículo que se renova, se reinventa e mostra sua utilidade e contemporaneidade através do trabalho que presta à comunidade.

Por sua vez, para deixar esta data ainda mais especial, Jaborandy e a apresentadora Beth Begonha entrevistaram juntos a cacique Valdelice, uma das lideranças mais antigas da etnia. Valdelice já viveu muitas lutas ao lado de seu povo, já viu muitas invasões de seu cobiçado território e participou de diversos movimentos de resistência pela manutenção da cultura e da sobrevivência de seu povo.

Ouça as participações de Jaborandy Tupinambá e da cacique Valdelice no Amazônia Brasileira clicando AQUI.

No ar, ele narrou uma parte importante da história dos Tupinambá de Olivença, tendo o rádio como difusor dessas informações para a gente de sua comunidade pela Rádio Tupinambá e para o povo de todo o Brasil, através das ondas curtas e fortes da Rádio Nacional da Amazônia. Jaborandy contou que Rádio Tupinambá é uma das pioneiras na história das rádios dos povos indígenas, uma vez que o acesso às grandes mídias não é fácil para o povo Tupinambá.

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 8h (horário de Brasília) na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 5h. A produção e a apresentação são de Beth Begonha.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.