Heinze é denunciado no STF por ofender procurador

Ruralista teria ofendido um procurador da República em programa de rádio

Por Venilson Ferreira, no Globo Rural

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ofereceu denúncia contra o deputado federal Luís Carlos Heinze (PP-RS), uma das principais lideranças da bancada ruralista no Congresso Nacional. Segundo a denúncia, o deputado teria praticado os crimes de difamação e injúria contra o procurador da República no município de Erechim Ricardo Gralha Massia, durante entrevista concedida à Rádio Sideral (98,1/FM), no município de Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul. Caso o Supremo Tribunal Federal aceite a denúncia será aberta ação penal contra o deputado.

O objetivo do programa era informar a comunidade sobre a situação dos processos judiciais que envolvem a questão da terra indígena de Mato Preto. Na transmissão, o parlamentar teria dirigido ofensas à reputação, à honra objetiva e seriedade do membro do Ministério Público, o que configura difamação.

Segundo a denúncia do PGR, o deputado também praticou crime de injúria e ofendeu a honra subjetiva do procurador ao afirmar, durante o programa, que “… esse procurador é teimoso, é mal intencionado… a interpretação que ele dá é maldosa, e gostaria que ele entendesse bem essas questões e ajudasse a resolver o problema, não criasse mais tumulto (…)”.

Comments (2)

  1. No Brasil é assim, as autoridades usam o Poder Judiciário para defenderem seus interesses pessoais, em vez de defender os direitos daqueles que são obrigados a defender por lei, puro cinismo do Procurador Geral da República em representar contra o Deputado Ruralista, deveria, no entanto, processá-lo pelas palavras atentatórias contra os povos indígenas e quilombolas.

  2. Indignação contra
    pessoas, (podemos chamar de pessoas?) que atacam os índios, verdadeiros donos dessas terras do Brasil ?
    Indignação contra
    seres desumanos que atacam os negros, braços desse país!
    Indignação contra
    covardes que não reconhecem o direito de todos, independente de raça, cor ou opção sexual.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.