Evento promovido pelo MPF, CNV e UFGD apura violações de direitos humanos relacionadas à luta pela terra ou cometidas contra os povos indígenas de MS no período de 1946 a 1988
A 3ª Sessão da Comissão Nacional da Verdade Indígena será realizada em 17 de outubro, na Aldeia Bananal, em Aquidauana, 150 km a oeste da capital, Campo Grande (MS). O evento será realizado das 7:30 às 17:30 e irá ouvir exclusivamente indígenas terena, a segunda maior etnia de Mato Grosso do Sul.
Estarão presentes a psicanalista e membro da CNV Maria Rita Kehl, os procuradores da República Emerson Kalif Siqueira e Marco Antonio Delfino de Almeida, além de indígenas terena de diversas aldeias. O evento é coordenador pelo professor Neimar Machado (UFGD).
Os indígenas irão falar sobre episódios de violência durante a ocupação do estado por colonos, como assassinatos, expulsão de territórios tradicionais e confinamento em pequenas reservas.
A coleta de depoimentos oficiais pela Comissão Nacional da Verdade pode subsidiar futuras ações de indenização coletiva em favor das comunidades indígenas ou outras ações compensatórias.
Serviço:
3ª Audiência Comissão Nacional da Verdade
17/10/2014 – 7:30 às 17:30
Violações de Direitos Indígenas (1946-1988)
Aldeia Bananal – Aquidauana – MS