Quilombolas continuam acampados no Intituto de Terras em São Luís

Manifestantes estão acampados desde ontem na sede do instituto

Quilombolas ocupam desde ontem a sede do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), em São Luís, em protesto pela regularização da posse das terras e contra a falta de segurança no campo.

Os manifestantes bloquearam a entrada de pessoas ao prédio, o que obrigou os funcionários a encerrar o expediente mais cedo na sede do Iterma. Lá, mais de 150 quilombolas acamparam em várias dependências.

No auditório, os militantes ouviram explicações de representantes do órgão sobre a principal queixa do movimento: a demora na desapropriação de terras que ficam em áreas de quilombo. Os líderes do movimento ameaçam só desocupar o prédio quando todas as outras exigências forem atendidas.

“Só vamos sair quando tivermos coisas concretas, quando o Incra chegar aqui e falar que vão publicar o relatório antropológico do Estado. Do contrário, vamos continuar aqui”, avisou o líder, Gil Quilombola.

Segundo o presidente do instituto, os laudos são uma exigência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Iterma não precisa desses relatórios porque o Estado, ou possui as terras, ou arrecada para repassar aos quilombolas.

Outra reivindicação importante dos quilombolas é por mais segurança nos lugares onde vivem. De acordo com a comissão Pastoral da Terra, no ano passado, sete pessoas foram assassinadas por conflitos agrários no Maranhão. Em 2012, até a metade do ano, já são mais sete assassinatos. Isto sem falar nas mais de 110 pessoas que estão ameaçadas de morte.

http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticias/quilombolas-continuam-acampados-no-intituto-de-terras-em-sao-luis-999561.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.