Vídeo feito em reserva indígena na Índia sugere “safári humano”, diz jornal inglês

Uma nota: há momentos em que se fica em dúvida entre divulgar ou não uma informação. As imagens filmadas não degradam as moças e meninas que nelas aparecem. Degradam, sim, a quem as filmou; a quem possibilitou que essa filmagem fosse feita; a quem pagou e paga para ter esse tipo de “satisfação”.  Triste civilização, a nossa! O filme vai, pois, ao pé da matéria, como um exemplo de até onde alguns seres ditos “humanos” são capazes de chegar, com seu dinheiro e sua baixeza. TP.

Um vídeo com garotas indígenas dançando para turistas está causando polêmica sobre o que seria um “safári humano” explorado em território indiano. As imagens conseguidas pelo jornal inglês “The Guardian” são descritas pela publicação como sendo consideradas um “troféu” para quem visita as Ilhas Andamão, que ficam na Baía de Bengala e pertencem à Índia.

O problema é que os Jarawa vivem em uma reserva de aproximadamente 1.000 metros quadrados que deveria ter restrições à entrada. Segundo o jornal, os alertas na entrada são: não tirar fotos, não ter contato ou fazer qualquer coisa que perturbe os membros da tribo. Mas, no dia da visita da reportagem, assim que os portões foram abertos, as câmeras começaram a trabalhar. E os turistas, a atirar bananas e biscoitos para as pessoas à beira da estrada, como fariam com animais em um safári, descreve a publicação.

O “The Guardian” diz ainda que a função da polícia seria proteger os membros da tribo de intrusos, mas o policial que orientou as meninas a dançar tinha aceitado um suborno de R$ 550 para fazê-lo. “Eu dei comida a vocês”, diz o policial no vídeo.

As informações são de que apenas em 1998 eles começaram a se aventurar fora da selva da ilha indiana. Dois anos antes, relata o jornal, um jovem da tribo havia quebrado a perna e foi levado para o hospital; voltou falando entusiasmado sobre o mundo fora da tribo. Isso teria sido suficiente para que outros membros deixassem de lado sua tradicional hostilidade em relação ao mundo exterior.

Como outras tribos isoladas, a Jarawa também é vulnerável a doenças como sarampo, caxumba e até malária, contra as quais aparentemente tinham certa imunidade. Alguns teriam adotado vícios como o cigarro e a bebida depois do contato com o mundo fora da tribo.

O Supremo Tribunal da Índia ordenou o fechamento da estrada em 2002, mas as autoridades locais não o fizeram alegando que muitas pessoas dependem dela. Para o diário, aparentemente as autoridades não sabem ao certo que destino dar à tribo: isolá-la do mundo para seu próprio bem ou permitir os que querem entrar em contato com o mundo exterior a fazê-lo.

A ONG Survival International condenou as imagens divulgadas pelo jornal. Em nota divulgada em sua página na internet, a organização afirmou que tem pedido aos turistas para que boicotem a estrada; panfletos têm sido distribuídos no aeroporto das Ilhas Andamão. O diretor da ONG, Stephen Corry, disse que o caso “cheira a colonialismo e os repugnantes e degradantes ‘zoológicos humanos’ do passado”.

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/01/12/video-feito-em-reserva-indigena-na-india-sugere-safari-humano-diz-jornal-ingles-assista.htm

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.