Ruimar concorre ao prêmio por defender os interesses da comunidade junto aos governos federal, estadual e municipal, garantindo a permanência dos agricultores quilombolas no campo de maneira digna e sustentável. Uma de suas conquistas foi a implantação do projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na comunidade, em parceria com a Fundação Banco do Brasil.
Trabalhando de forma organizada, a comunidade conseguiu receber um trator e uma casa de farinha, doados pela fundação. Os benefícios contribuíram para aumentar a produção do lugar e melhorar a qualidade de vida das 37 famílias de Lagoa da Pedra e de pequenos produtores rurais de outras localidades, além de se tornar mais uma fonte de renda.
De acordo com Ruimar Antônio, outras ações também vêm contribuindo para o fortalecimento da comunidade. Em 2007, com apoio e assistência técnica do Ruraltins, foi implantada no local uma horta comunitária no Sistema Mandala, que integra produção de frutas, verduras e a criação de aves e peixes num mesmo espaço.
Toda produção é distribuída entre os moradores e o excedente vendido no comércio de Arraias e região, o dinheiro arrecadado é repartido entre os participantes. “Isso tem contribuído para o crescimento da comunidade, pois surgiram mais postos de trabalho e a pobreza diminuiu. Vejo a indicação ao prêmio, como reconhecimento e incentivo para prosseguir lutando, mantendo vivas nossas tradições”, concluiu Ruimar.
A Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra fica a 420 km de Palmas e a 35 km da cidade de Arraias, na Região Sudeste do Estado. A comunidade é formada por 37 famílias, com cerca de 180 pessoas, vivendo numa área de 80 hectares, tendo como principal fonte de renda a agricultura familiar, pecuária e a criação de pequenos animais. Lagoa da Pedra é uma das 15 comunidades remanescentes de quilombos do Estado e há sete anos foi reconhecida nacionalmente pela Fundação Cultural Palmares, como comunidade quilombola.
Premio Betinho – Atitude Cidadã
Em cada município é escolhido dentre os candidatos aquele que desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania em comunidades de baixa renda. O mais votado por município receberá o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. O Prêmio é uma peça de reconhecimento e não haverá distribuição de recursos financeiros.
http://www.seppir.gov.br/noticias/clipping-seppir/29-a-31-08-2011