Propaganda da Nivea é acusada de racismo

Propaganda da Nivea
Propaganda da Nivea: um aviso de que homens podem se tratar melhor, ou racismo mesmo?

A própria empresa admitiu o erro e prometeu não veicular mais a peça

São Paulo – A Nivea foi envolvida num escândalo por conta de uma das suas mais recentes campanhas publicitárias. Muitas pessoas consideraram a peça em questão racista e fãs da cantora Rihanna chegaram a pedir que ela se afastasse da marca – da qual é garota-propaganda.

Na imagem, um homem negro, barbeado e com o cabelo bem cortado, se prepara para arremessar longe uma versão mais “roots” de si mesmo: cabelo afro e barba por fazer. Aconselhando o uso de um produto da marca, a agência DraftFCB adotou o seguinte texto: “re-civilize yourself”, algo como “recivilize-se”.

Formou-se uma discussão em torno do assunto e internautas chegaram a fazer comentários como “a Nivea afirma que os negros não são civilizados”, enquanto outros diziam que a campanha era “assumidamente racista”.

A ação, entretanto, é composta por outra peça, com um homem branco – também bem afeiçoado, de terno e gravata – segurando uma cabeça barbuda e cabeluda. O texto diz que “Sin City não é uma desculpa para se parecer com o inferno” e revela a real intenção da ação: mostrar que os homens podem se cuidar melhor. Parte das pessoas que comentavam a polêmica dizia exatamente isso.

Para não alongar a discussão, a própria Nivea se manifestou. Pelo Facebook, a marca agradeceu pelo feedback e assumiu que a peça é “inapropriada e ofensiva”. “Nunca foi nossa intenção ofender ninguém, e por isso estamos profundamente arrependidos”. Segundo a empresa, o anúncio não será mais usado.

As informações são do Advertising Age.

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/propaganda-da-nivea-e-acusada-de-racismo

 

Comments (3)

  1. Envergonha-me quando muitos não reconhecem a situação de um dos dos povos mais oprimidos em nosso país e mesmo no mundo todo. Povos estes que foram e ainda são expropriados de direitos e dignidade, justamente por aqueles que os acusam de não se auto valorizarem. Como se isso fosse possível em um mundo onde esses traços característicos, servem apenas para comparações esdrúxulas e maldosas. Tudo esta tão entranhado em nossos hábitos discriminatórios que quando apontam onde estão os erros, os arautos dos direitos e liberdades, ainda falam que os erros não existem. Lamentavelmente não posso ser bicho irracional para ignorar ou mesmo entender os que me seriam semelhantes na irracionalidade.

  2. Piada: racismo

    Foram fazer um teste de Q.I. um asno claro, um macaco claro e um racista. Para isso eles teriam de apontar na sala quem era seu semelhante (um asno escuro, um macaco escuro e um negro). O asno apontou o asno (Q.I. na média), o macaco claro apontou o macaco escuro (Q.I. na média), o racista não sabia o que fazer. Resultado: a máquina quebrou, nunca tinha registrado um nível tão baixo de Q.I. KKKKK

  3. Se fosse um ator ou modelo branco ou oriental ninguém teria reclamado de nada e todos teriam compreendido a mensagem do anúncio; mas como escolheram um modelo negro, a mensagem tomou outro rumo. Depois os negros reclamam que não conseguem papéis principais, que ficam na cozinha das novelas, que aparecem só como motoristas, escravos etc. Aí surge uma oportunidade como essa e os negros, que gostam de bancar as vítimas (felizmente existem excessões) em vez de captarem a ideia do anúncio, só conseguiram enxergar a cor do rapaz. Aos ativistas que querem se promover, eu aconselho que façam um esforço e procurem se enxergar como seres humanos, preferencialmente sem cor; olhem para o modelo como um homem, simplesmente homem, e não como um negro, descendente de escravos, pobre, lascado e desprezado. Já passou da hora dos negros se enxergarem como gente, como seres humanos e não apenas como negros, coitadinhos, lascados na vida. Ninguém está mandando o negro se civilizar, o produto é “for man” e não “for negro”. A cabeça não representa a cabeça de um negro, mas sim, a cabeça de um homem das cavernas (no caso é negro porque o modelo é negro) A Nivea, pega de surpresa, ficou sem ar e reconheceu o CRIME?? Há um crime?? Sim, há um crime contra uma empresa que escolheu um homem para fazer parte da campanha de lançamento de um produto. Melhor seria se tivesse contratado um animal.

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