Incra transmite emissão de posse da Fazenda São Paulo ao MST

Da Página do MST

Momento emocionante para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Houve quem chorou ontem (17 de agosto) de manhã, quando representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foram até o acampamento Sílvio Rodrigues, em Cáceres, interior de Mato Grosso, localizado na Fazenda São Paulo, para transmitir a emissão de posse da terra ao Movimento.

A Fazenda foi ocupada em 22 de abril de 2002 por 2 mil famílias. Em nove anos de acampamento e momentos difíceis de insegurança, resistiram 250 famílias. Dessas, 180 serão contempladas agora e estão muito felizes.

“É um momento forte”, afirma Nilo da Silva, da coordenação do MST em Mato Grosso e liderança em Cáceres.

O acampamento agora passa a ser um pré-assentamento. O próximo passo será a distribuição de lotes, quando as famílias poderão construir suas casas e plantar lavoura fixa, já que até hoje vivem lá sob barracos de lona preta.

Apesar da insegurança, as famílias já produzem na área desde a ocupação. Há lavouras de arroz, milho, feijão, mandioca, banana e outros cultivos.

Segundo Nilo da Silva, o fazendeiro Paulo Mendonça, dono da Fazenda São Paulo, é um dos maiores fazendeiros da região e será indenizado com R$ 4 milhões e 600 pelas benfeitorias que teria feito na São Paulo. “É muito dinheiro”, comenta Nilo.

MST, essa luta é pra valer!

http://www.mst.org.br/Incra-transmite-emissao-de-posse-da-Fazenda-Sao-Paulo-ao-MST

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.