SP – Governo reconhece o quilombo Peropava

Comunidade ocupa as terras desde 1850 e no local há hoje 25 famílias

Despacho do diretor executivo do Itesp, Marco Pilla aprova o Relatório Técnico-Científico (RTC) e reconhece mais uma Comunidade de Remanescentes de Quilombos: Peropava, em Registro (Vale do Ribeira). Com isso, sobe para 28 o número de quilombos reconhecidos no Estado de São Paulo.

A comunidade de Peropava ocupa suas terras desde 1850. Os primeiros a se fixarem no local foram filhos de escravos libertos vindos do bairro de Guaviruva e da cidade de Iguape, em busca de terras para morar e trabalhar. O pedido oficial para o reconhecimento desse grupo como quilombo foi feito pela prefeitura de Registro em 2004, afirmando que existia uma comunidade quilombola no seu território, mais precisamente no bairro Peropava.

A partir de 2005, a comunidade passou a fazer parte da lista de áreas que aguardavam estudos com vistas ao reconhecimento, que agora se concretiza.

Hoje, o quilombo de Peropava conta com 25 famílias que comercializam em Registro o produto excedente de pequenas roças – arroz, mandioca, cará, frutas e verduras – cultivadas para consumo doméstico. Algumas famílias também vendem na cidade de Registro a farinha de mandioca que produzem de forma artesanal. O próximo passo agora é entregar oficialmente à comunidade o RTC, em evento a ser marcado ainda este ano.

http://www.cidadao.sp.gov.br/noticia.php?id=215691

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.